Novembro Azul: Campanha da Unifesspa chama atenção para o cuidado da saúde do homem

• Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h42
  • Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h51

campanha novembro azul Com o mote “A advertência é pela saúde. Entre no jogo da prevenção”, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) lançou uma campanha audiovisual em apoio ao “Novembro Azul”. O objetivo é estimular a consciência do cuidado da saúde dos homens, principalmente em relação ao câncer de próstata.

Na peça, divulgada nos canais oficiais da instituição, servidores da Unifesspa entram em campo para uma partida de futebol. Durante o jogo, uma advertência, representada por um cartão na cor azul, atenta para importância da prevenção.

O vídeo segue com a entrada do professor e médico oncologista, Leandro Assunção, da rede oncoradium, e do professor e psicólogo, Normando Queiroz, que são escalados para falar, de forma leve e descontraída, sobre preconceito e saúde.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. No Brasil, a cada ano, são diagnosticados, aproximadamente, 70 mil novos casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Quando o câncer de próstata é diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos.

campanha novembro azulEntre os principais desafios para redução dos casos desse tipo câncer, está combater o preconceito relacionado ao “exame de toque”, importante para detectar alterações na próstata e auxiliar no diagnóstico precoce da doença.

“O nosso objetivo é chamar atenção dos nossos servidores e contribuir para promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar o exame preventivo de câncer de próstata”, explica a diretora da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Sheila Freire.

Produzida pela equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom), em parceria com a DSQV, a campanha tem a produção de Laena Antunes e Sheila Freire; fotografia: Willian Cavalcanti e João Victor Santos; edição de imagens: Willian Cavalcanti; direção e edição: Laena Antunes e Saulo Alves.

Para conferir o vídeo da campanha, acesse aqui.