Secretário Regional de Governo visita Unifesspa e discute apoio ao Campus de Santana do Araguaia

• Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h44
  • Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 09h28

DSC 0651Na tarde de ontem (21), o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prof. Dr. Maurílio Monteiro, recebeu o Secretário Regional de Governo, João Chamon Neto. Na pauta, a discussão de ações conjuntas para garantir a oferta de ensino superior de qualidade na região, especialmente no Campus de Santana do Araguaia.

Na oportunidade, o dirigente máximo da Unifesspa reiterou a solicitação da cessão do prédio de uma escola tecnológica estadual, localizada no município. Atualmente, o campus da Unifesspa em Santana do Araguaia funciona em um prédio cedido pela prefeitura, que já não comporta mais o quantitativo de alunos, tendo em vista o crescimento da oferta de cursos de graduação e pós-graduação naquele Instituto.

“Apesar do apoio da prefeitura de Santana do Araguaia e da bancada federal, e diante do grave processo de restrição orçamentária, a Unifesspa está com dificuldades para organizar sua infraestrutura e continuar a receber alunos”, declarou o reitor da Unifesspa.

Como encaminhamento da reunião, o secretário de governo afirmou que irá fazer a interlocução para que o pleito da Unifesspa seja atendido. “A pedido do governador, será consultada a Procuradoria Geral do Estado para verificação de aspectos legais quanto à viabilidade de cessão desses espaços”, disse.

Ainda de acordo com o secretário João Chamon, “o Governo Estadual reafirma a intenção de colaborar com a Unifesspa, auxiliando para que a Instituição possa continuar a atender toda a região sul e sudeste do Pará”. A Administração Superior da Unifesspa também irá acionar sua Procuradoria, para buscar fundamentos jurídicos que auxiliem e permitam que a cessão do prédio se concretize, de forma célere, atendendo todos os requisitos legais.

Visita às obras

Acompanhando pelo reitor da Unifesspa, o secretário também conheceu alguns prédios do Campus Marabá e pode ver, de perto, os avanços que a universidade tem conquistado, tanto em estrutura física, como na oferta de ensino, pesquisa e extensão. João Chamon Neto visitou, ainda, a construção do novo Bloco de Laboratórios Multidisciplinares da Unifesspa, que vai abrigar 17 laboratórios.

A estrutura também contará com espaço de apoio administrativo e acadêmico, onde funcionará a secretaria e o almoxarifado para a guarda dos reagentes químicos. Os recursos para início das obras foram viabilizados, via emenda parlamentar, pelo senador Jader Barbalho.