Clube de Astronomia da Unifesspa realiza visita a centros de divulgação de Astronomia em Belém

• Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 17h39
  • Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 10h44

visita nastroNos dias 25 e 26 de novembro, o Clube de Astronomia da Unifesspa visitou o Núcleo de Astronomia (NASTRO) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) da Universidade Estadual do Pará (Uepa), em Belém.

O momento foi importante para o Clube, que ao dar seus primeiros passos, pôde conhecer de perto os espaços em que esses centros de divulgação de Astronomia já consolidados atuam, de forma a entender detalhes técnicos para um maior e melhor atendimento ao público. O clube passou a contar, também, com a parceria desses dois centros de divulgação em Astronomia para futuras ações conjuntas.

O Clube de Astronomia é um projeto de extensão do Instituto de Ciências Exatas, coordenado pela Profa. Dra. Camila Maria Sitko, do qual fazem parte professores e alunos de diferentes cursos, como Ciências Naturais, Física e Química. Apesar de ser promovido pelo ICE, ele é aberto a toda comunidade acadêmica, inclusive com a participação de outras universidades e até alunos de Ensino Médio.
O objetivo do clube é divulgar e popularizar a Astronomia através da realização de palestras e oficinas sobre o tema, durante os encontros quinzenais do clube na Unifesspa, assim como levar tais atividades às escolas da região. O clube ainda integra as atividades do Núcleo de Estudos em Astronomia e em Educação em Astronomia, também coordenado pela professora Dra. Camila Maria Sitko.

O núcleo realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, desde a realização de projetos de ensino nas disciplinas e para a aplicação em escolas, a pesquisa em Educação em Astronomia (formação de professores inicial e continuada, e aprendizagem mediante à cultura de Educação em Astronomia)e em Astronomia fundamental, até a realização da extensão, representada pelo clube de Astronomia.