Sessão especial discute avanços e desafios da Unifesspa em Santana do Araguaia

• Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 18h24
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h16

santanasessaocamara2019A pedido da Reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), foi realizada, no último dia 28 de novembro, uma sessão pública especial na Câmara Municipal de Santana do Araguaia. O reitor da Instituição, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, apresentou aos vereadores e à sociedade em geral, os importantes avanços registrados no campus, desde a implantação, e os desafios enfrentados para garantir a consolidação da Unifesspa, no município.

Antes de apresentar resultados das ações no campus de Santana, o reitor explicou o relevante papel desempenhado pela universidade pública na região, a partir de sua característica multicampi.

“Ser uma universidade multicampi significa estar presente em diferentes locais, construindo ensino, pesquisa e extensão de forma integrada e complementar. Isso favorece a movimentação de estudantes e fortalece uma rede de pesquisa de referência no contexto regional", explicou o reitor, ressaltando que a discussão de criação de novos cursos ou campus na região não exclui as estruturas já existentes. Ao contrário, fortalece o projeto da nação de uma universidade excelente e popular, de caráter regional.

A expectativa da Unifesspa é que, em pouco tempo, a sociedade regional possa reconhecer que o melhor lugar para estudar Arquitetura, por exemplo, é em Santana do Araguaia. Já para quem sonha com a área do Jornalismo, o destino certo na região é Rondon do Pará, assim como a referência para as áreas da zootécnica e medicina veterinária será sempre Xinguara, e assim por diante. “É assim que a Unifesspa se consolida como uma universidade regional, atraindo estudantes de diferentes cidades e estados vizinhos, contribuindo com desenvolvimento social e econômico do Pará”, ressaltou.

O campus de Santana do Araguaia conta, atualmente, com 37 servidores, entre professores e técnicos, ofertando três cursos de graduação, uma especialização e duas turmas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A Unifesspa também está batalhando pela autorização de cursos de mestrado e de doutorado, a partir de 2020.Sessaocamarasantana

Com isso, o número de alunos saltou de 33, em 2014, para 328 em 2019. O crescimento em número de servidores também foi expressivo, passando de 4 para 37, em cinco anos. Segundo o reitor, o maior desafio da Unifesspa é construir a infraestrutura necessária para a consolidação do campus. Nos próximos meses, será entregue a primeira importante obra: um bloco de laboratórios que vai fortalecer o ensino e a pesquisa no campus. Além disso, já estão prontos todos os projetos para organizar a infraestrutura do campus, como o de um prédio para salas de aula, biblioteca, espaços para vivência estudantil e um ambiente administrativo.

A obra e os projetos foram viabilizados por emendas parlamentares, cujos valores foram detalhados pelo reitor ao público presente na sessão especial. No entanto, diante da forte restrição orçamentária que a universidade vem sofrendo, a urgência é unir esforços para assegurar recursos para essas obras. A sociedade local reconheceu o empenho da instiuição e a necessidade premente de construir alternativas conjuntas para assegurar o funcionamento do campus; os vereadores também se comprometeu a discutir as demandas e propostas de encaminhamentos apresentados pela Reitoria, a exemplo do apoio para a urbanização do campus, com pavimentação asfáltica; inserção de recursos no orçamento municipal de Santana do Araguaia para fortalecer o programa de bolsa permanência e estágio remunerado na Instituição; parceria para transporte escolar, entre outras alternativas a serem articuladas com apoio da sociedade local e regional, junto ao Governo do Estado e a Bancada Federal Paraense.

A sessão pública foi bastante prestigiada por vereadores, munícipes, servidores e alunos da Uniefsspa. Os momentos de diálogo com a sociedade de Santana do Araguaia e comunidade universitária do campus também contaram com a presença do pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Unifesspa, Marcel Ferreira Miranda.

Oferta de novas vagas em 2020

reuniaocongregacaosantanaApós se reunir com a sociedade local, a Reitoria da Unifesspa também participou de reuniões e debates com a comunidade universitária. Durante a reunião da congregação foram definidos vários encaminhamentos, entre eles, a garantia da oferta de novas turmas de graduação no Sisu 2020.

Para isso, serão reunidos esforços para uma readequação dos espaços que estão sendo construídos no Bloco de Laboratórios, a serem utilizados, provisoriamente, como salas de aula. A conclusão do prédio está prevista para o mês de janeiro do ano que vem.

A medida viabiliza a oferta de novas turmas enquanto são articulados novos recursos para a construção do bloco acadêmico, entre outros espaços previstos para a infraestrutura do campus de Santana do Araguaia.