Lançamento de livro e diálogos entre cientistas marcam início do VIII Seminário de Economia Política da Amazônia

• Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 09h53
  • Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 13h06

Destaque AberturaEpaOcorrendo pela primeira vez na Unifesspa, a oitava edição do Seminário de Economia Política da Amazônia (EPA) reuniu ao longo do dia pesquisadores e estudantes de diversas instituições brasileiras. A programação do encontro debate o desenvolvimento, a diversidade e a dinâmica territorial na Amazônia Oriental brasileira.

Pela manhã na Unidade III, do campus Marabá, alunos do Programa de Pós- Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional na Amazônia (PPGPAM), do IEDAR, trocaram experiências de pesquisa com outros pesquisadores da UFPA, UFMG e UFT. As sessões de comunicação do evento são espaços para apresentações de trabalhos concluídos ou em andamento, nos quais as possibilidades de parcerias e apoios entre instituições de pesquisa podem ser consolidadas. Temas como mercado de terras, economia camponesa e economia do açaí deram o tom do debate.

À tarde, a mesa de abertura, no auditório da Unidade I, reuniu o reitor Maurílio Monteiro, além do diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, Armando Lírio, o coordenador do PPGPAM, Rafael Gumiero, o professor do IEDAR, Gilliad de Souza Silva, o professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) Francisco de Assis Costa e o professor Danilo Araújo Fernandes do Programa de Pós- Graduação em Economia (PPGE) da UFPA.

abertura epaO reitor destacou em sua fala as contribuições do campo da economia política para as questões do desenvolvimento da Amazônia, sobretudo no sul e sudeste paraense. "Esses debates extremamente qualificados tem como fundamento e pressuposto intervir na realidade. Aqui, temos essa possibilidade concreta de transformarmos uma agenda com indicações e caminhos para diversos setores. Pra nós, enquanto universidade regional, só teremos legitimidade social se conseguirmos organizar um discurso científico sobre a região. Essa é a nossa tarefa e um evento como esse tem papel fundamental nesse processo", afirmou.

Em seguida, o professor Francisco de Assis Costa lançou sua mais recente obra A Brief Economic History of the Amazon, com a presença do professor da UFMG João Antônio de Paula. O livro é fruto de um longo esforço de pesquisa do autor a fim de atualizar teórica e metodologicamente as discussões do campo da historiografia econômica sobre a Amazônia. “O objetivo é narrar a história de modo a fazer justiça à heterogeneidade estrutural da região”, declarou o autor. O livro pode ser adquirido no link: https://www.amazon.com.br/Brief-Economic-History-Amazon-1720-1970/dp/1527521214

A programação do VIII EPA continua pelos próximos dias nas unidades I e III, com mais 11 mesas de debates e pode ser acessada aqui. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Acompanhe a cobertura pelas redes sociais da Unifesspa e do GP Dadesa.

Mais informações: @gpdadesa (facebook, instagram e twitter). Fotos:Vitor Marinho

PublicoEpa19