Unifesspa reúne grandes nomes das Ciências Econômicas para pensar a Amazônia

• Publicado: Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 21h13
  • Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 13h40

EPA2019Durante três dias, o campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá, se tornou o principal ponto de encontro de cientistas, estudantes e demais interessados na construção analítica da Amazônia. Ao sediar, pela primeira vez, o Seminário de Economia Política da Amazônia (EPA), a Unifesspa reuniu grandes nomes das Ciências Econômicas para um importante e urgente debate sobre o desenvolvimento, a diversidade e dinâmica territorial na Amazônia Oriental Brasileira.

Em sua VIII edição, o EPA promoveu momentos de diálogo entre diversos pesquisadores do país em torno de temas que estão no centro do debate sobre a economia política da Amazônia, registrando recorde no número de inscrições e de instituições de pesquisa participantes, com a maior programação da história do evento. Ao longo de 12 mesas de debate, estudantes de graduação e pós-graduação da Unifesspa tiveram a oportunidade de trocar experiências com pesquisadores de outras instituições brasileiras, além de pensar a Amazônia ao lado de grandes intelectuais, a partir de temas que relacionam a sustentabilidade e a diversidade social e produtiva nos territórios amazônicos.

Uma experiência considerada única para a estudante da Turma 2018 de Ciências Econômicas da Unifesspa, Ana Maria Tigre. “Poder contar com essa experiência tanto na organização de um evento, quanto na participação nos debates e diálogos foi muito importante para nossa formação acadêmica. Ser da Amazônia e entender nosso contexto regional, aprendendo com pesquisadores que são referências mundiais foi algo enriquecedor”, comentou.

Para o coordenador local do evento, o professor da Unifesspa, Rafael Gumiero, a democratização dos discursos analíticos sobre a Amazônia aos estudantes de graduação e pós-graduação foi um dos grandes objetivos alcançados pela Unifesspa, ao acolher o evento. “Refletimos sobre como pensar a urbanização do nosso desenvolvimento dentro de um processo de crescimento econômico pela mineração, pela agropecuária, que é extremamente excludente. Tivemos a possibilidade de estreitar essa discussão, mediada por esses grandes intelectuais, nos permitindo, portanto, avançar no debate e lançar algumas sementes entre nossos estudantes”, destacou o professor e coordenador  do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) da Unifesspa.

Segundo ele, o PPGPAM, em seu primeiro ano de existência, cumpre importante papel na formação dos estudantes ao atuar na co-realização do VIII EPA, em Marabá. O encontro também homenageou Chico de Oliveira, expoente sociólogo brasileiro, falecido este ano. Outro momento de destaque foi o lançamento da mais recente obra do professor Francisco de Assis Costa “A Brief Economic History of the Amazon”, pesquisador considerado uma referência mundial no campo da economia política da Amazônia. O livro é fruto de um longo esforço de pesquisa do autor, a fim de atualizar teórica e metodologicamente as discussões do campo da historiografia econômica sobre a Amazônia.

O VIII EPA é uma realização do Grupo de Pesquisa “Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia” (Dadesa), coordenado pelo Prof. Dr Francisco de Assis Costa, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFPA e com o PPGPAM da Unifesspa. O evento contou, ainda, com o apoio da CAPES, FAPESPA e de grupos de pesquisa localizados em diversas universidades e instituições como a UFPA, a UFT, o INPE, a UFMG, a PUC/RS e a UNB.

Destaque AberturaEpa

Fotos: Vitor Marinho