Encontro apresenta resultados do Pibid e discute impacto do programa na formação docente
Após 18 meses de intensas atividades, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará apresentou à comunidade acadêmica e à sociedade os resultados da implantação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Instituição. Ao longo desse período, professores da graduação e da educação básica compartilharam com os estudantes bolsistas e futuros professores, várias experiências e práticas de ensino, envolvendo diversas atividades e estratégias pedagógicas.
Por meio do Programa, a Unifesspa atuou em 25 escolas espalhadas por Marabá, Xinguara, Nova Ipixuna e Santana do Araguaia, envolvendo os cursos de História, Química, Letras Português, Matemática, Educação do Campo, Geografia, Artes Visuais e Ciências Naturais.
Os resultados obtidos com os projetos vinculados ao Pibid Unifesspa foram apresentados durante o III Encontro do Pibid, realizado nos dias 2 e 3 de dezembro de 2019, no Campus Marabá. Durante o evento, estudantes de licenciatura, professores da Unifesspa e da Educação Básica puderam socializar as experiências e práticas vivenciadas no Programa.
A proposta do Pibid é que o estudante de licenciatura da Unifesspa tenha a oportunidade de, logo no início do seu processo de formação, estar inserido no ambiente escolar, antes mesmo da experiência do estágio. “Os relatos que ouvimos dos nossos alunos são muito positivos. O discente pibidiano ganha logo cedo um novo olhar, ajudando o professor a construir a práxis docente, a partir de uma vivência escolar. Além disso, por meio do Pibid, estamos estreitando, cada vez, mais a relação entre escola e universidade”, ressaltou Eumar Coelho, diretora de Planejamento e Projetos Educacionais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Unifesspa, que acompanhou todas as etapas que envolveram o planejamento e desenvolvimento do Pibid Unifesspa.
A programação do encontro contou, ainda, com a conferência “O Pibid na superação de desafios permanentes na formação de professores”, proferida pela professora Helenice Rocha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A professora convidada relatou sua experiência como coordenadora do Programa na UERJ e ressaltou o importante papel do Pibid na formação docente.
“O programa almeja melhorar a formação docente promovendo um deslocamento de professores e estudantes da universidade para as escolas, bem como dos professores da educação básica para a universidade. A ideia é, em tese, promover deslocamentos entre teoria e prática, uma vez que o conhecimento precisa frutificar, trazendo resultados muito concretos para a melhoria do ensino básico”, ressaltou a conferencista.
O Pibid Unifesspa é coordenado pelo professor Geovanni Gomes Cabral e contou com a coordenação institucional da professora Eliane Pereira Machado Soares, no período inicial do Programa.
Entre os resultados de projetos socializados no encontro estão “Kits Experimentais como facilitador do Processo Ensino Aprendizagem de Química nas Escolas do Ensino Básico”, coordenado pela professora Simone Yasue Simote Silva; o subprojeto “Geografia Física na Base Nacional Curricular comum: Mídias Interativas e Ensino de Geografia”, coordenado pela professora Maria Rita Vidal; e “Artes Visuais em Ação: Pesquisa, Reflexão e Práticas Poéticas em Artes Visuais”, coordenado pelo professor Amilton Damas de Oliveira.
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