Conquista: Assinado Projeto de Lei que destina recurso permanente para ciência e tecnologia
O reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, participou, na manhã desta segunda-feira (3), da solenidade de assinatura do Projeto de Lei (PL) que destina recursos da Contribuição Financeira de Exploração Mineral (CFEM) para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado do Pará.
O PL prevê a destinação de 20% da CFEM (royalties da mineração) para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, por meio das instituições de ensino superior e pesquisa no Estado, a exemplo da Unifesspa. A proposta, encaminhada à Assembleia Legislativa, pretende garantir a destinação de cerca de R$70 milhões, por ano, ao setor.
O projeto atende a uma demanda dos reitores de universidades públicas, que pleitearam apoio à ciência e à tecnologia junto ao Governo do Estado. Em abril do ano passado, um documento assinado por dirigentes de seis instituições que integram o Fórum das Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa) foi entregue pelo reitor da Unifesspa ao governador Helder Barbalho. Na ocasião da visita do governador à Marabá, Maurílio Monteiro, representou as demais instituições no pleito e defendeu uma política de estado para a educação.
Cerca de um ano depois, ao prestigiar o ato de assinatura do Projeto de Lei, em Belém, o reitor comemorou a possibilidade concreta de um importante avanço para a ciência na região. “Os investimentos em ciência são decisivos para regiões como a Amazônia, que tem uma distância dos grandes centros. Ter a garantia de um recurso permanente para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação é uma grande conquista pra todos nós”, celebrou.
Redes Sociais