Eleição para Reitor: Comissão Organizadora divulga lista de candidatos aptos a concorrer

• Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 09h10
  • Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2020, 15h08

páginacomissãoeleitoralA Comissão Eleitoral, responsável por conduzir a consulta à comunidade acadêmica para a composição da lista tríplice com os nomes indicados para o cargo de Reitor(a) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, para o quadriênio 2020-2024, divulgou ontem (7), a lista de candidatos aptos a participar da consulta.

De acordo com a deliberação da Comissão Eleitoral, estão concorrendo as seguintes chapas e candidatos:  "Nossa Unifesspa: Inovadora, Participativa e Excelente" - Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo; "Nossa Unifesspa, Universalidade, Excelência e Diversidade" - Francisco Ribeiro da Costa e "+ Unifesspa: Maurílio Reitor!" - Maurílio de Abreu Monteiro.

As três chapas apresentaram o resumo do currículo do candidato e o programa de trabalho para apreciação da comunidade universitária. Na página dedicada à divulgação das informações sobre o processo eleitoral (http://eleicaoreitoria.unifesspa.edu.br ) também foram disponibilizados os documentos que organizam a consulta de acordo com a legislação vigente, como o Regimento Eleitoral,  a Formação da Comissão Organizadora, Atas e Informes.

Cronograma de debates

De acordo com a Comissão Eleitoral, os debates serão realizados de forma on-line em três datas: 16/04, 28/04 e 15/05/2020. Foi mantido o respectivo período estabelecido no Regimento Eleitoral, no entanto, não sendo possível a realização de eventos presenciais, a comissão não julgou necessário dispor de datas específicas para debates nos campi fora da sede. Haverá massiva divulgação dessas atividades para participação ampla da comunidade acadêmica de forma eletrônica.

As campanhas dos candidatos ocorrerão via mídias sociais e demais meios digitais e a votação acontecerá no dia 21 de maio. Para a manutenção do cronograma, a Comissão considerou que o processo eleitoral pode ser realizado, na sua plenitude e sem prejuízos, de forma remota. A comissão ponderou, ainda, o prazo de até sessenta dias antes do fim do atual mandato (Art. 9o Decreto 1.916/96) para o envio do resultado do pleito ao MEC, sob pena de intervenção na administração de quaisquer Institutos ou Universidades Federais.

São membros da Comissão Eleitoral 2020, os representantes técnico-administrativos Laiana Farias Paixão, Jonabeto Vasconcelos Costa, Jociel Nunes Alves Freitas e suplente Artur Silva de Santana; os representantes docentes Daniel Brasil Justi, Gabriel Moraes De Outeiro, Jorge Luis Ribeiro Dos Santos e suplente Jose De Arimateia Costa De Almeida; e os representantes discentes Paula Menezes Baia, Welton Martins de Sousa; Ana Letícia Bittencort Brito e suplente Bianca Weronica Sousa Barbosa.

Em caso de dúvidas, contatos e/ou questões de outra natureza, a comunidade deverá encaminhar à Comissão Eleitoral via memorando interno.