Cursinho Emancipa: professores montam estratégias para minimizar prejuízos com os conteúdos para o Enem

• Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 18h15
  • Última atualização em Terça, 21 de Abril de 2020, 12h45

emancipalivesDesde o dia 19 de março, as aulas do Cursinho Popular Multicampi Emancipa estão suspensas, assim como todas as atividades presenciais na Unifesspa. Para minimizar os prejuízos dos alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os professores estão montando uma grade de estudos e gravando conteúdos para disponibilizar na internet..

Uma primeira "live-aula" foi realizada como teste no último domingo (6), pelo instagram, sendo assistida por mais de 80 pessoas. No entanto, considerando que muitos alunos do cursinho não têm acesso à internet, a equipe do Emancipa está planejando outras ações e estratégias que possam melhor atendender aos estudantes. “Temos que levar em conta que nem todo mundo tem internet, então, estamos planejando fazer delivery de apostilas”, explica a professora de História e Geografia e também uma das coordenadoras do cursinho, Rebeca Costa.

O grupo pretende criar um canal no Youtube para o próprio Emancipa, para disponibilizar conteúdos e matérias agrupados num só lugar, no formato de vídeo-aulas. “Serão sempre duas matérias distintas juntas, e outra para debater o cenário político atual e a questão da pandemia”, explicou. Cada equipe, que é organizada por matéria, está analisando o que pode ser feito neste período de quarentena e vem produzindo conteúdos como vídeos e apostilas.

Mesmo em quarentena, a aluna do Emancipa, Vitória Santos Mendes, não desanima. "Vou fazer a prova do Enem independente do que aconteça e vou continuar estudando em casa. As aulas estão suspensas para o bem de todos nós e espero que isso passe logo e possamos voltar com os estudos presenciais", comentou.

Os eventos e atividades acadêmicas na Unifesspa estão suspensos por tempo indeterminado. As medidas adotadas pretendem contribuir com a prevenção e combate ao novo coronavírus. Um comitê de acompanhamento da Covid-19 foi instituído pela Unifesspa, que acompanha diariamente o cenário epidemiológico e fornece orientações à comunidade universitária durante a pandemia.