De forma on-line: Primeiro debate de candidatos a reitor será realizado nesta quinta-feira

• Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 15h39
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 17h34

BannerSerá realizado, nesta quinta-feira (16), a partir das 19h15, o primeiro debate da campanha de candidatos ao cargo de reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Devido à suspensão das atividades presenciais da universidade, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o debate ocorrerá de forma on-line, com transmissão ao vivo no canal da Unifesspa no Youtube, conforme estabelecido pela Comissão Eleitoral que organiza o processo de consulta à comunidade.

A comunidade universitária vai poder interagir durante o debate por meio do aplicado de perguntas Slido. O aplicativo permite que as perguntas feitas pelos participantes sejam ranqueadas de acordo com a aceitação do público e visualizadas em tempo real. A comissão irá selecionar as perguntas mais bem avaliadas pelo público e submetidas aos candidatos. A comissão disponibilizou um tutorial para acessar o aplicativo de qualquer dispositivo conectato à internet.

O código para acessar o evento no  Slido é #unifesspa-reitor. O aplicativo estará disponível para o envio de perguntas durante toda a quinta-feira (16), até o final do debate.

Regras do debate

O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro deles, por ordem alfabética, cada candidato terá até 15 minutos para expor seu programa de trabalho. Já no segundo e terceiro bloco, os candidatos vão responder perguntas, formuladas entre si e pelos integrantes da comunidade acadêmica. Cada um terá até dois minutos perguntar e até cinco minutos responder, com direito a réplica e tréplica, de dois minutos cada. O último bloco será destinado as  considerações finais dos candidatos, sempre em ordem alfabética.

Em suas perguntas e respostas, os candidatos deverão abordar os seguintes temas: universidade: princípios e finalidade; organização didático-científica; ensino de graduação e pós-graduação; estrutura acadêmica e administrativa; gestão de pessoal e valorização profissional; relação universidade e movimentos sociais; e inserção regional. Os debates devem ser pautados pelos princípios da ética e do decoro acadêmico.

De acordo com a deliberação da Comissão Eleitoral, estão concorrendo as seguintes chapas e candidatos:  "Nossa Unifesspa: Inovadora, Participativa e Excelente" - Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo; "Nossa Unifesspa, Universalidade, Excelência e Diversidade" - Francisco Ribeiro da Costa e "+ Unifesspa: Maurílio Reitor!" - Maurílio de Abreu Monteiro.

De acordo com cronograma da Comissão de Consulta, os próximos debates serão realizados nos dias 28/04 e 15/05, sempre de forma on-line e com transmissão ao vivo. As campanhas dos candidatos, via mídias sociais e demais meios digitais, seguem até o dia 16 de maio. A consulta direta à Comunidade Universitária ocorre no dia 21 de maio, das 8h às 21h, pela plataforma do SIGEleição. A transmissão também contará com a presença de tradudores intérpretes de libras, para garantir acessibilidade às pessoas surdas.

Confira o regulamento completo do debate aqui.