Resultados dos programas de monitoria da Unifesspa demonstram melhorias na formação acadêmica dos estudantes
A ações de monitoria desenvolvidas na Unifesspa tem colaborado com a formação de centenas de estudantes. Atreladadas aos Programas Monitoria Geral e Monitoria para Disciplinas com Práticas de Laboratório, essas práticas tem assegurado uma formação profissional qualificada e plena inserção nas atividades acadêmicas da universidade.
De acordo o pró-reitor de Ensino de Graduação, Elias Fagury, as atividades de monitoria proporcionam avanços significativos pelo fato de oportunizarem a discentes que já obtiveram sucesso em dado componente curricular, sob a orientação de um docente, atuar junto a uma turma de discentes que precisarão apreender os conhecimentos relativos ao componente curricular específico.
"Fundamentalmente, ganha o discente de graduação que receberá o apoio da ação de monitoria, pois contará com o apoio adicional de um discente de graduação experiente e que o auxiliará no processo de aprendizagem naquele componente curricular específico. Tudo isto traduz-se no apoio à redução dos índices de evasão e retenção nos cursos de graduação e também na contribuição direta para o sucesso acadêmicos dos graduandos", destacou.
Para o pró-reitor, há ganhos também para o docente da Universidade, que passa a contar com um colaborador nas ações de planejamento e execução de atividades educacionais, e para o discente monitor, que apreende muito mais a respeito dos conhecimentos específicos do componente curricular para trabalhar com os demais discentes, a partir das atividades de ensino-aprendizagem.
Entre os resultados do Programa de Laboratório, está a “Revista Laboratório”, uma revista com matérias e fotografias elaboradas por alunos da turma 2019 do curso de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).
Orientada pela professora Ingrid Gomes Bassi, o projeto contou com a atuação da discente e então bolsista do projeto, Anna Carolinny Leitão de Oliveira. “Sem dúvidas, foi uma experiência interessante para minha vida acadêmica. Estar em sala de aula, mas partindo de outra perspectiva, me agradou bastante”, resumiu.
Anna Carolinny participou do Programa de Monitoria, regido pelo Edital n.° 24/2018, entre março e dezembro do ano passado. O Projeto de Ensino colaborou com o desenvolvimento das práticas de instrução nas disciplinas de Introdução e História do Jornalismo e Teorias do Jornalismo (1° e 2º semestre do curso, respectivamente)
De acordo com a docente Ingrid, a Revista Laboratório é um dos resultados sistematizados da produção jornalística, desenvolvida nessas disciplinas durante o segundo período de 2019 e quarto período do mesmo ano letivo. “As práticas de ensino mencionadas realizaram discussões em sala com a turma, aplicação de exercícios, orientação de atividades de ensino e diálogo permanente com os discentes”, acrescentou.
A Revista Laboratório pode ser acessada clicando aqui!
Redes Sociais