Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de extensão: Abertura e Práticas em Brinquedotecas auxilia no fortalecimento das relações familiares

  • Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 11h32
  • Última atualização em Terça, 26 de Mai de 2020, 17h37
  • Acessos: 834

brinquedotecaO Laboratório Brinquedoteca da Faculdade de Ciência da Educação (FACED) da Unifesspa promoveu o curso de extensão Abertura e Práticas em Brinquedotecas. A decisão de oferecer um curso neste período de quarentena se deu em razão da dificuldade que as famílias com crianças de até 10 anos de idade estão enfrentando.

O desafio para muitos pais e mães é criiar uma rotina prazerosa, diante da impossibilidade de passeios em espaços abertos, interações com outras crianças e frequência à escola, que é um dos espaços mais importantes na infância.  

O curso de extensão objetiva capacitar discentes da Unifesspa da área de educação, professores da educação básica, pais e mães de crianças de nosso município em relação a importância do brincar na infância, o significado do recreativo como ferramenta para fortalecimento das relações familiares.

Também podem participar do curso pessoas interessadas em abrir brinquedotecas em escolas e outros espaços educativos.  

 “Ao conversar com professores da educação básica, colaboradores em outros projetos desenvolvidos pela FACED, principalmente docentes que atuam na educação infantil, verificamos que a quarentena tem proporcionado a vivência de inúmeros desafios de formação, os quais envolvem o domínio de novas ferramentas e tecnologias de aprendizagem que mudam o modo como os professores interagem com seus alunos”, explica a coordenadora Leticia Pantoja.  

“O curso ocorre por meio de plataforma pública on-line e aprendizagem EAD, contando com aulas de interação com professores e tutores, nossa ideia é desafiar, mas também proporcionar conteúdos que possibilitem aos professores a construção de práticas lúdicas e de brincar, também possíveis de serem vivenciadas através da mediação do mundo virtual”, completa. 

As aulas começaram no dia 13 de abril e serão realizadas em três módulos teórico-práticos. Cada Módulo, tem a duração de uma semana com carga horária semanal de 10h, distribuída entre textos, vídeos e materiais publicados por professores em sala virtual, fórum de debates e dúvidas. A finalização de cada semana de aula se dá pela confecção de um trabalho teórico-prático. Também colaboram no projeto a professora Silvana Souza Lourinho, tendo como tutor de turma o ex-aluno e colaborador de pesquisa, Pedagogo Kaio Coelho Rodrigues. 

Fim do conteúdo da página