Aprovado o Plano de Integridade da Unifesspa para o exercício 2020-2021
Durante reunião realizada no último dia 22, por meio videoconferência, o Comitê de Governança, Riscos e Controles da Unifesspa aprovou a minuta do Plano de Integridade (2020-2021) e Relatório Anual de Integridade (2019), referente ao exercício 2019.
Seguindo as orientações do Programa de Integridade, da Controladoria Geral da União, o Plano de Integridade da Unifesspa visa estabelecer as principais estruturas e medidas que integram os mecanismos de gerenciamento de riscos.
Busca, assim, o desenvolvimento de ferramentas e medidas de gestão capazes de prevenir, detectar, punir e remediar fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança, possibilitando por estes meios, lidar com a imprevisibilidade e responder, com eficiência, a eventos que representem riscos aos objetivos organizacionais almejados pela Instituição.
A construção do documento ressalta o compromisso da alta gestão com a integridade pública e os valores institucionais da transparência, ética, cidadania e responsabilidade, definidos nas ações de gestão e planejamento da Unifesspa. Por meio deste plano, a Unifesspa integra o conjunto de entidades públicas alinhadas de maneira consistente aos valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público.
Estrutura
O Plano de Integridade da Unifesspa enfatiza quatro eixos de atuação para instituir o Programa. São eles:
- Instâncias de integridade e ações das instâncias de integridade;
- Identificação dos Riscos à integridade;
- Medidas de tratamento dos riscos com enfoque na prevenção, capacitação e comunicação;
- Estratégias de monitoramento.
As ações previstas em cada eixo terão sempre uma ou mais unidades 12 responsáveis e todas as instâncias de integridade participam como envolvidas ou em funções de apoio. A abordagem estabelecida para cada eixo será objeto de permanente aprimoramento, buscando contínuo aprimoramento do tema.
Redes Sociais