Unifesspa terá programação no congresso virtual da Andifes para discutir realidade e futuro da universidade
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) integra, nesta quarta-feira (17), a programação do 1º Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Inteiramente virtual, respeitando a orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde, o evento terá como tema “Realidade e Futuro da universidade federal”.
A Unifesspa terá uma programação interna, das 9h às 11h, com o objetivo de pensar os desafios atuais e planejar ações conjuntas que garantam a continuidade do desenvolvimento e crescimento da universidade. A comunidade poderá acompanhar, ao vivo, pela internet, além de participar e interagir por meio da ferramenta sli.do.
A mesa-redonda "Realidade e Futuro da Unifesspa" será mediada pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, professor Diego Macedo, e contará com a presença do pró-reitor de Ensino de Graduação, Elias Fagury e a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), Cindy Fernandes. Acesse o evento pelo link
O objetivo do congresso nacional é apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus. “O Congresso é uma forma de consolidar reflexões e melhorar a qualidade dos desacordos e dos consensos, prezando a palavra e as formas legítimas de argumentação, defendendo a democracia e a universidade pública”, afirma o presidente da Andifes, João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia.
A programação do evento será dividida em três momentos. Na manhã do dia 17, cada universidade promoverá, em formato livre (que poderá ser uma conferência, mesa de debate, apresentação de parecer ou outra modalidade à escolha), uma síntese dos reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis de retomada da normalidade em cada instituição.
Na tarde do dia 17, os colégios e fóruns da associação realizarão debates transversais, centrados em cada uma das dimensões de atuação da Andifes – como extensão, pesquisa, planejamento, gestão, tecnologias da informação, comunicação, assistência estudantil, entre outros.
Por fim, na manhã do dia 18, será apresentada ao pleno da Andifes uma síntese das apresentações e reuniões do dia anterior, com a presença de reitores, pró-reitores e convidados, de modo a considerar a complexidade do momento em face da diversidade de realidades e propostas das universidades.
O Congresso se encerrará com uma conferência do filósofo e professor da Unicamp Roberto Romano sobre as relações humanas e políticas no Brasil, hoje e no futuro, após a pandemia.
Redes Sociais