Unifesspa integra campanha da Rede de Apoio Mútuo aos Povos Indígenas do Sudeste do Pará
A Unifesspa é uma das instituições que integram a Rede de Apoio Mútuo aos Povos Indígenas do Sudeste do Pará e está participando da campanha de arrecadação de recursos para compra de alimentos, medicamentos e produtos de higiene para os povos indígenas da região, durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
De acordo com a entidade, existem mais de 12 mil indígenas habitando os 39 municípios do Sudeste do Pará, que pertencem a 14 povos indígenas: Amanayé, Anambé, Assurini do Tocantins, Atikun, Gavião Akratikategê, Gavião Kykategê, Gavião Parkategê, Guajajara, Guarani Mbya, Mebengokre Kayapó, Mebengokre Xikrin, Parakanã Arawete, Surui Aikewara e Warao.
Cada um destes grupos possui suas particularidades, mas todos se encontram vulneráveis à Covid-19, principalmente pelo fato dos indígenas possuírem resistência mais baixa às doenças infecciosas e pela dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Com a colaboração da Unifesspa, a Rede de Apoio atua no levantamento e monitoramento de dados sobre casos confirmados e óbitos por Covid-19 nas comunidades indígenas da região.
"Nosso boletim tem ajudado a dar visibilidade a grave situação de vulnerabilidade dos povos indígenas, inclusive indicando em quais localidades a situação é mais grave. Esses dados mostram que os casos são muito mais elevados que os divulgados oficialmente”, explica a professora Maria Cristina Macedo, da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo/Unifesspa).
Segundo o monitoramento feito nestes territórios, divulgados pela Rede de Apoio, a Covid-19 já chegou a dez destas etnias, contaminando mais de 650 pessoas e fazendo 22 vítimas fatais, incluindo lideranças tradicionais e caciques. Junto com a doença, observa-se o aparecimento de situações de insegurança alimentar, já que as pessoas saudáveis dedicam-se ao cuidado dos enfermos.
Frente a essa situação, a Rede de Apoio Mútuo mobiliza uma campanha para ajudar a suprir as comunidades indígenas em suas necessidades básicas neste momento, com a aquisição de alimentos, vitaminas, materiais de limpeza e proteção individual, combustível para deslocamento dos doentes e medicamentos.
"A Unifesspa é reconhecida por realizar ações de ensino, pesquisa e extensão que visam contribuir com os povos indígenas. Essa campanha é mais uma iniciativa nesse sentido e integra outras ações de articulação para a garantia da vida dessas comunidades, reguardando o direito ao acesso à saúde e à segurança alimentar desses povos", ressalta Maria Cristina Macedo.
Como ajudar
A arrecadação dos recursos ocorrerá por meio de uma “Vaquinha Virtual”, que pode ser acessada aqui, ou por transferência para conta bancária (neste caso, é necessário entrar em contato para solicitar os dados). Também estão sendo coletadas doações de alimentos, produtos de limpeza e proteção individual nos seguintes pontos:
- Fundação Casa da Cultura de Marabá: Mirtes Emília.
Endereço: R. Trezentos e Dois, Folha 31, Quadra 01, Lote 1, Nova Marabá - Marabá.
Recebimento de doações das 9h às 15h.
- Sagrado Coração de Jesus
Endereço: Rua Paraná, s/n, bairro Novo Horizonte (atrás do Col. Alvorada) - Marabá.
Recebimento de doações durante o período da manhã.
- UEPA Campus Marabá.
Endereço: Av. Hiléia, Agrópolis do INCRA, s/n, bairro Amapá – Marabá.
Recebimento de doações das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h.
- UEPA Campus Tucuruí.
Endereço: R. Quatro, n. 20, bairro Santa Monica - Tucuruí (PA).
Recebimento das 9h às 12h e das 14h às 16h. (Coletas apenas para os Asuriní do Tocantins).
É recomendável aos doadores que entrem em contato previamente para saber quais os materiais mais necessários no momento.
Quem participa
A Rede de Apoio Mútuo Indígena do Sudeste do Pará é um grupo composto por pessoas de diversas instituições (CIMI, FCCM, Unifesspa, IFPA, UEPA, REPAM, Caritas Regional Norte2, UFBA, Museu Goeldi, UFBA, IPHAN entre outras) comprometidas com a defesa dos diretos dos povos indígenas do Sudeste do Pará.
Contato
A Rede de Apoio aos Povos Indígenas do Sudeste do Pará mantém um perfil nas redes sociais onde faz a divulgação constante de dados sobre os casos entre os povos da região e campanhas de doação criadas pelos próprios indígenas.
Página de Facebook: https://www.facebook.com/apoiomutuoindigena/
Redes Sociais