Seminário on-line vai discutir o racismo e práticas antirracistas no âmbito das universidades
Segue até o dia 13 de novembro os encontros do seminário on-line “Diálogos institucionais: reflexões e proposições de práticas antirracistas nas universidades brasileiras”. O evento traz como tema o combate ao racismo nas universidades brasileiras, pensando as políticas de ações afirmativas adotadas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), entre outras.
O seminário é uma iniciativa de pesquisa, oriunda de um acordo de Cooperação Técnico-Científica entre a UDESC e a Unifesspa, e conta com o apoio da Cátedra UNESCO - “Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina”, da Universidade Nacional de Tres de Febrero (UNTREF).
Segundo a organização, o objetivo do evento é promover diálogos sobre as múltiplas formas de racismo que ainda persistem nas IES, apresentando experiências exitosas que contribuam para sua erradicação. Além disso, visa ampliar o debate sobre o posicionamento antirracista como uma responsabilidade de toda a sociedade, abrir espaço para novas epistemologias na universidade e democratização da produção acadêmica.
O seminário será realizado via plataforma Google Meet, entre 21/09 até 13/11. Antes das webconferências, serão disponibilizados vídeos e textos do site da Unesco, para contextualização e problematização dos temas. O link de acesso à plataforma escolhida será disponibilizado somente para os inscritos, 15 minutos antes do início.
Inscrições e mais informações aqui.
Confira a programação:
1º Diálogo:
Universidade lugar de convivência e celebração da diversidade humana
Dia 30/09 - 19h
2º Diálogo:
Ações Afirmativas na Graduação (currículo, acesso e permanência)
Dia 21/10 - 19h
3º Diálogo:
Ações Afirmativas de Pós-graduação (currículo, acesso e permanência)
Dia 28/10 - 19h
4º Diálogo:
Políticas de Ações Afirmativas UDESC, UFOPA, UNIFESSPA (experiências, possibilidades e limites).
Dia 11/11 - 19h
Redes Sociais