Município de Itupiranga busca consolidar atuação da Unifesspa junto à população local

• Publicado: Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 18h23
  • Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 18h09

Vereador Itupiranga 1Na manhã desta sexta-feira, o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), professor Francisco Ribeiro, e a Vice-reitora, professora Lucélia Cavalcante, receberam representantes dos poderes Legislativo e Executivo do município e Itupiranga. O objetivo da reunião foi traçar estratégias de aproximação entre a universidade e a população da cidade.

O vereador Wagno Godoy (PSD) enfatizou a importância da presença da universidade no município. “A Unifesspa é uma das poucas instituições que têm diálogo com os municípios circunvizinhos. Abre-se a porta do diálogo e do debate e isso está começando a gerar resultados. A Unifesspa veio para demonstrar que é possível trabalhar com municípios e outras instituições, e que esse esforço dá resultado para o cidadão”, afirmou o vereador.

Itupiranga já conta, pelo programa Forma Pará, o curso de Pedagogia e agora encontra-se em finalização de tramitação o processo que vai garantir a oferta do curso de Direito, a partir do segundo semestre de 2021, voltado a populações ribeirinhas, aos assentados da reforma agrária e aos indígenas e quilombolas. Para isso, a cidade dispõe de uma infraestrutura física, onde são ofertados cursos profissionalizantes, e que foi colocada à disposição da Unifesspa para a realização de ações no âmbito do Ensino Superior.

O coordenador do Centro Profissionalizante de Itupiranga, Paulo Ricarto, também participou da reunião. Para o coordenador, a oferta de cursos e ações de nível superior a Itupiranga vai ao encontro da grande diversidade sociocultural da cidade, que abriga, por exemplo, seis comunidades indígenas de três etnias distintas. “Nosso maior desejo é termos um pólo da Unifesspa e atender a essa diversidade. E eu falo aqui em nome dos nossos alunos, em nome da juventude de Itupiranga”, enfatizou.

Vereador Itupiranga 3Para a vice-reitora da Unifesspa, a instituição pode colaborar em diversas frentes junto ao município. “É muito importante pensar em políticas de educação junto com as secretarias municipais. Essa abertura do município é importante porque nos acolhe para desenvolvermos o ensino, a pesquisa e a extensão. Tudo isso tem transformado os municípios com os quais temos parcerias, e cada área de conhecimento contribui para isso”, destacou Lucélia Cavalcante.

Projetos futuros, como a construção de laboratórios itinerantes e a expansão dos campi e pólos da Unifesspa aparecem como frutos das relações entre a universidade e os representantes dos poderes municipais. É o que destaca o reitor da Unifesspa: “Nosso objetivo na região é capacitar as pessoas e melhorar os índices de desenvolvimento humano da nossa região. Itupiranga, por exemplo, é um dos municípios paraenses com o maior número de assentados do Pará, por exemplo. Ou seja, há uma demanda específica para esses grupos. Fico feliz quando a educação é colocada como prioridade pelos representantes”, concluiu Francisco Ribeiro.

Novas ações em conjunto, destinadas a Itupiranga, devem ser desenvolvidas por meio do Programa Forma Pará, com financiamento do Governo do estado, além de outras articulações com instituições de Ensino Básico e com a bancada de parlamentares paraenses no Congresso Nacional.