Comunidade acadêmica discute normas e procedimentos dos próximos períodos letivos

• Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 17h32
  • Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 21h00

Reuniões ResoluçõesOs próximos períodos letivos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) (2020.4 e 2021.3) terão normas e procedimentos específicos, devido à adequação das atividades acadêmicas à pandemia da COVID-19. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) já realizou reuniões com os representantes dos 42 cursos ofertados pela universidade para a construção de uma proposta a ser apresentada ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Para aperfeiçoar o debate entre a administração superior e as unidades acadêmicas, foi criado o Grupo de Trabalho de Atividades de Ensino, composto por docentes representantes. Até agora, três reuniões foram realizadas nos dias 10, 19 e 22 de março. Pelo calendário acadêmico, o período 2020.4 terá início no dia 17 de maio, e o 2021.3, no dia 5 de julho.

As reuniões construíram a base da redação das resoluções (minutas), que formalizarão e regulamentarão o funcionamento das atividades. “O GT foi criado para construir uma proposta de resolução sobre a forma de oferta e de funcionamento das disciplinas e demais componentes curriculares, como TCC, para os períodos letivos de 2020.4 e 2021.3. Esta proposta vai ser apresentada ao Consepe que, em última instância, decidirá sobre estas questões. Dada a diversidade de cursos, julgamos que a contribuição de todos os cursos é fundamental”, explica a diretora de ensino da Universidade, profa. Dra. Lúcia Cavalcante.

No dia 29 de março, a minuta será apresentada à Reitoria. Outra reunião, desta vez com estudantes indígenas, quilombolas e das populações do campo será feita no dia 30 de março, às 8h30 (por meio de Sala virtual, via Goopgle Meet). com a colaboração do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (NUADE) e da direção da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo). A reunião com os estudantes com deficiência será dia 31/03 às 10 h, com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA).

No dia 31 de março, às 18h, o documento será apresentado à toda a comunidade acadêmica e aos demais setores da sociedade por meio de transmissão ao vivo no canal oficial da Unifesspa no YouTube. Todos estão convidados a participar!