“Minha vida em poesia”: Estudante de Letras lança livro autoral com mais de 30 poesias

• Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 14h42
  • Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 17h45

capa do livro Minha Vida Em Poesia

José de Sousa Bezerra Filho, aluno do curso de Letras – Português da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) lança, no próximo mês, o livro “Minha vida em poesia”. O lançamento oficial do exemplar para o público ocorreu depois que José foi contemplado no edital Nº 03/2020 - Prêmio Eduardo de Castro de Literatura Marabaense, da Lei Aldir Blanc Marabá. O edital visa premiar projetos para a editoração de livros, além de outros segmentos artísticos.

A obra “Minha vida em poesia” teve sua primeira versão impressa dentro do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP), sendo impresso apenas em braile e tendo exemplares restritos para aqueles que têm acesso â biblioteca do centro de apoio. José explica que "o contato com a poesia veio depois de conhecer o CAP e, com o tempo, a sua paixão foi apenas aumentando". Ainda sobre o seu livro, o autor conta que o trabalho contém 30 poesias inéditas, as quais destacam a figura da mulher e os elementos que a compõe.

José também explica que teve cuidado ao falar sobre a mulher para que seus poemas não tivessem cunho sexista ou machista sobre a figura feminina. Também é possível encontrar na obra poemas que, de forma implícita, falam sobre a deficiência visual. O estudante de Letras se declara como um militante pela causa das pessoas com deficiência visual, além de participar da Associação dos Deficientes Visuais de Marabá (Adevismar).

Os capítulos em questão são: desabafo, prisão sem muro e Olhos do coração. José afirma que a poesia o ajudou a descobrir um novo sentido para a vida e o tornou capaz de criar histórias que impactassem as pessoas a seu redor e é isso que ele espera que aconteça com o seu livro “Minha vida em poesia”. O estudante completa dizendo uma frase que carrega consigo: “Vida sem poesia, não é vida.” O livro será impresso pela editora Paka Tatu e tem previsão de chegar no município de Marabá em até 15 dias, conta o aluno.

O livro pode ser adquirido com o próprio autor e a entrega será feita por delivery, em respeito às normas de segurança exigidas no período de pandemia. Ainda não há informações se haverá um evento de lançamento do livro e se ele será on-line ou presencial.