IEX: Projeto de monitoria desenvolve atividades para facilitar o ensino-aprendizagem durante a pandemia
A pandemia da COVID-19 ocasionou diversos problemas na saúde pública, na economia e em outras áreas da sociedade que, por consequência, atingiram as universidades. Com o objetivo de reduzir essas dificuldades e dar prosseguimento às atividades de ensino, está sendo realizado o projeto de monitoria intitulado “Desafios e possibilidades de ensino-aprendizagem nas práticas laboratoriais das disciplinas de Geologia e Paleontologia e Botânica I em tempos de pandemia”.
Em sua primeira fase o projeto, coordenado pelo professor Elver Mayer, conta com o desenvolvimento de atividades da disciplina de Geologia e Paleontologia, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem diante do cenário em que o Brasil e o mundo se encontram atualmente. A discente Sabrini Valentim também integra o projeto.
Inicialmente, no laboratório, houve o levantamento de algumas informações sobre os materiais fósseis disponíveis para uso na disciplina e produção de uma planilha para organizar os dados (numeração, identificação, idade e observações).
Posteriormente, realizou-se uma sessão de fotografia de todos os fósseis, que em seguida, foi disponibilizada ao professor da disciplina, juntamente com todas as referidas informações coletadas no início. Essa atividade teve como objetivo aproximar os alunos dos materiais de estudo, ainda que de forma virtual.
É importante ressaltar que durante o decorrer da disciplina os alunos tiveram também auxílio diante das dificuldades encontradas no uso das plataformas virtuais. As dificuldades foram solucionadas por meio de estratégias facilitadoras, como a produção de tutoriais, diálogos e etc, bem como, o esclarecimento de dúvidas em relação às atividades previstas no plano de trabalho.
Com informações do site do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa)
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