“Literaturas Indígenas de Mulheres" é tema de minicurso da Fecampo
Estão abertas as inscrições para o segundo minicurso do projeto de extensão intitulado Literaturas de mulheres, práticas de leitura e formação de professores. A formação é parte das ações do Grupo de Estudos "Mulheres, Emancipações e Literaturas" (Gmells/CNPq), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), coordenado pelas professoras Edimara Ferreira Santos e Ailce Margarida Negreiros Alves, ambas docentes da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo).
Ministrado pela prof.ª Fernanda Vieira (UERJ/FAPERJ e UEMG) o curso propõe apresentar alguns entendimentos iniciais básicos sobre os Estudos Indígenas Críticos e sobre as Literaturas Indígenas de Abya Yala (América), contribuindo para um entendimento anticolonial e decolonial dos sistemas de conhecimento originários. Dessa forma, ampliando o repertório de professoras/es e disseminando as Literaturas Indígenas de Mulheres dentro e fora das salas de aula.
As aulas serão ministradas por meio de aula expositiva, análise de excertos de textos selecionados em conjunto com a turma e debate mediado entre participantes e palestrantes. Os materiais serão disponibilizados para as/os participantes em tela, bem como indicações para mais recursos e referências. As vagas serão divididas em: 60 para educadores/educadoras da rede pública da região Sul e Sudeste do Pará) e 30 para educadores/educadoras de outras regiões brasileiras. E as inscrições encerram no dia 14 de junho.
Minicurso: Literaturas Indígenas de Mulheres: Pindorama e Turtle Island
Encontros online: 16 (quarta-feira) e 18 (sexta-feira) de junho de 2021.
Horário: 18h às 20h.
Carga horária total: 04 horas.
Público-Alvo: Educadores e educadoras da região Sul e Sudeste do Pará e outras regiões brasileiras.
Transmissão: O minicurso será transmitido pelo link da plataforma Google Meet, sendo divulgado apenas para os/as inscritos/as nas vagas disponíveis.
Inscrições: http://bit.ly/GMELLSminicurso2
Redes Sociais