Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IEX: Pesquisa utiliza besouros rola-bosta para avaliar a qualidade ambiental em sistemas agrícolas

  • Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 15h19
  • Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 17h14
  • Acessos: 4882

pesquisa iex besouro rola bosta 1Os besouros escarabeídeos, popularmente conhecidos como rola-bostas, compõem um grupo de insetos muito importante para a ciclagem de nutrientes e, consequentemente, o funcionamento do ecossistema.

Sendo assim, as atividades agrícolas capazes de preservar esses besouros apresentam benefícios não só para manutenção do solo, mas também para o retorno econômico da produção e para o meio ambiente, pois reduz a necessidade de insumos agrícolas.

Além disso, por sua amostragem ser de baixo custo, responderem às alterações ambientais e existirem em quase todos os ambientes, esses organismos se tornam excelentes ferramentas para a bioindicação da qualidade do ambiente. 

Pensando nisso, pesquisadores do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa) estão desenvolvendo o projeto de pesquisa “A biodiversidade de besouros rola-bostas em diferentes usos de solo”, que pretende avaliar os impactos dos diferentes usos do solo sobre esses besouros.

A iniciativa conta com a parceria do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). Participam do projeto o professor Wallace Beiroz, a estudante Elaine Carvalho e Rúben Gouvêa, colaborador externo do Imaflora. 

Os pesquisadores querem entender qual a forma de produção que mais se assemelha à vegetação nativa e quais espécies estão presentes nesses usos. A utilização do besouro rola-bosta como bioindicador para responder estas perguntas parte do princípio que é possível tirar conclusões a partir da observação de uma parte de um ecossistema muito mais complexo. 

pesquisa iex besouro rola bosta 3Partindo desses questionamentos, a pesquisa quer compreender qual a forma de produção afeta menos o equilíbrio dos ecossistemas, ou seja, como o meio ambiente pode suportar as pressões das intervenções produtivistas sem colapsar ao longo do tempo.

Inicialmente, foram realizadas atividades de coleta de insetos em áreas de mata nativa, sistemas agroflorestais de cacau e pastagens na vila Tancredo Neves, no município de São Félix do Xingu. Após a coleta, os insetos foram levados ao Laboratório Multiuso do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) e separados os rola-bostas dos outros grupos de insetos.

O próximo passo é identificar quais são as espécies que ocorrem nos diferentes sistemas para poder avaliar o grau de conservação dos ambientes não só em relação ao número de indivíduos ou espécies, mas também saber qual a identidade das espécies presentes nos locais avaliados. 

A partir daí, os pesquisadores querem elaborar uma projeção/estimativa do equilíbrio ecológico no sistema avaliado e propor metodologias mais específicas para o monitoramento da qualidade do meio ambiente. 

Com isso, auxiliar em futuras tomadas de decisões estratégicas na região e, consequentemente, nortear sistemas mais sustentáveis. Esses são os objetivos finais do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Ecologia e Conservação do IEX. 

Esta iniciativa coadjuva uma série de estudos integrativos e colaborativos entre o IEX, Imaflora e Sábi@s Agricultores, que se propõem a elucidar questões fundamentais dentro da dinâmica agropecuária/produtiva regional. Nessa perspectiva, visa fortalecer não somente o tripé ensino-pesquisa-extensão, como também a agricultura familiar e, concomitantemente, as ações no âmbito da consolidação dos atores que se propõem a contribuir com a Agricultura Familiar e a sociedade como um todo. 

pesquisa iex besouro rola bosta 2pesquisa iex besouro rola bosta 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página