Unifesspa irá sediar o X Encontro Internacional de Sustentabilidade em Projeto – Ensus 2022

• Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 18h10
  • Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 11h38

ensus 2022 unifesspaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) sediará, em 2022, o X Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus), evento que reúne professores, pesquisadores, técnicos, estudantes e comunidade, na busca pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, na Arquitetura, Engenharia, Design e áreas afins.

Ainda sem data definida, a previsão é que o evento seja realizado em formato híbrido, de modo presencial em Marabá e com transmissão ao vivo, nos canais do evento e da TV Tapiri no Youtube. A programação inclui conferências internacionais e nacionais, mesas-redondas e cases de profissionais e pesquisadores renomados dentre o escopo da sustentabilidade.

O comitê científico do Ensus 2022 pretende trabalhar em rede, para comportar as potencialidades de todos os campis da Unifesspa. Segundo a organização, realizar o evento de forma presencial em Marabá justifica-se pela facilitação e a viabilidade da logística, em função do aeroporto e do porte da rodoviária da cidade.

Outra parceria que está sendo articulada é com o curso de jornalismo da Facom, de modo a tornar o evento uma parte experimental para seus estudantes, considerando a cobertura e o desenvolvimento de material de divulgação, com linguagem jovem e atual, seja no formato remoto ou presencial no decorrer do evento.

Ainda de acordo com a comissão organizadora, sediar este evento agrega na visibilidade institucional e no fortalecimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como a repercussão de resultados de pesquisa no âmbito nacional e internacional. “O Ensus é uma oportunidade singular de aumentar a network com profissionais pesquisadores de diversas instituições, nacionais e internacionais, de modo a consolidar as redes de conexão institucionais e mercadológica, assim como a popularização do conhecimento científico e tecnológico, para a valorização da comunidade acadêmica”, explica a professora Cláudia Vasconcelos, do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA/Unifesspa).

ensus 2022 comitêParticipam do Comitê Científico do Ensus 2022 os professores: José Amilton de Souza (Proex), Cláudia Vasconcelos (IEA), Alan Borges, (FAEC), Antônio Carlos Passos de Oliveira (FAEC) e Eudes Leopoldo (FCH/IETU/PDTSA). São parceiros do evento o Grupo de Pesquisa “Paisagem Urbana e Sistemas Construtivos” (PUSC), do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), e o Grupo “Tecnologia do Ambiente Construído” (GTAC), da Faculdade de Engenharia Civil (FAEC).

Mais sobre o Ensus

O Ensus é um evento consolidado nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Design com abrangência internacional no campo de conhecimento da Sustentabilidade. Originalmente, o Ensus foi formatado para ser itinerante, sendo realizado um ano na sua sede (UFSC) e em outro, em uma instituição convidada.

A notoriedade do evento é consequência de dedicação ao logo das suas nove edições, que são reconhecidas e aguardadas por editoras e periódicos, até mesmo internacionais, que buscam em seus Anais, artigos e autores para direcionarem convites para publicações. Os debates gerados nas seções temáticas vão além do evento em si, rendendo propostas para publicações futuras em outras editoras e periódicos.