Sensor para detectar ocorrência de raios possibilitará o desenvolvimento de pesquisas na região
No último dia 15 de junho, foi realizada a implantação de um sensor no Galpão de Laboratórios da Unidade II, em Marabá, que permite detectar a ocorrência de raios (ou descargas atmosféricas). A instalação deste equipamento é oriunda do plano de cooperação técnica firmado entre a Unifesspa e SIMTECH Representações LTDA.
Esse plano de cooperação tem como objeto caracterizar a ocorrência de raios nuvem-solo e intra-nuvem na região sudeste do Pará, através do sensor da Rede Brazilian Total Lighnting Network (BTLN), e possibilitar a produção de dados para utilização em pesquisa e ensino na universidade.
De acordo o professor Elton Alves, da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica (Faceel/Unifesspa), a região amazônica é um local com alta ocorrência de raios, entretanto na região sudeste do Pará não há sensores que permitem detectar a ocorrência de raios localmente.
“Dessa forma, essa parceria possibilitará desenvolver pesquisas cujo público-alvo é o da região sudeste do Pará, onde há a presença do setor de mineração, agropecuária e uma grande densidade populacional”, explica o coordenador do projeto.
A incidência de raios traz consigo inúmeras consequência negativas a sociedade, como mortes de seres vivos e animais. As informações de eventos de raios em uma localidade, ajudam no planejamento de sistemas de proteção contra raios. Os sistemas de detecção de descargas atmosféricas permitem conhecer características físicas, geográficas e sazonais das descargas atmosféricas.
Redes Sociais