Transparência ativa: conheça as ferramentas disponibilizadas pelo CTIC para acompanhar ações e serviços de TI na Unifesspa
Em mais uma reportagem da série sobre transparência ativa, desta vez vamos falar sobre os painéis interativos com dados e indicadores dos serviços prestados pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa. Iniciativas que ajudam a manter o nível de qualidade na prestação dos serviços de TI, além de fomentar a transparência das informações e serviços prestados pelo setor.
Atualmente, o CTIC disponibiliza três Dashboards, uma ferramenta de gestão da informação muito utilizada e que possibilita a exibição e acompanhamento de indicadores/dados sobre determinados assuntos, áreas ou serviços. São eles: Avaliações dos Serviços, Acompanhamento do Plano Diretor de TIC e Estatísticas do Atendimento CTIC.
Por possuir uma estrutura simplificada de visualização de dados, essa ferramenta facilita o entendimento para pessoas que não estão familiarizadas com certos tipos de informação. “Além disso, na representação em gráficos e tabelas, também podem ser adicionados filtros, o que torna o Painel interativo, facilitando o acesso à informação e a transparência ativa da Unifesspa para sua comunidade e sociedade”, explica o Diretor do CTIC, prof. Vitor Castro
No painel com dados referentes à atuação do CTIC, por exemplo, a comunidade pode acessar informações sobre os indicadores de atendimento, com base nos dados do sistema utilizado para abertura e acompanhamento dos chamados. Nele, é possível visualizar os atendimentos por área de atuação (Suporte Técnico, Sistemas, Redes e Serviços, etc), além da série histórica dos chamados desde 2017.
Já no Dashboard de acompanhamento das ações/projetos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação são apresentados todos os projetos de TIC previstos para o PDTIC, percentual de execução e situação atual. Com isso, busca-se maior transparência das ações do CTIC para a comunidade universitária e também como indicador da capacidade de execução da TI na Unifesspa.
Ainda de acordo com Castro, o CTIC foi uma das unidades pioneiras da Unifesspa no desenvolvimento de Dashboards. Para ele, “a divulgação e instrução sobre o potencial da ferramenta é uma forma de alavancar outras unidades da Unifesspa a disponibilizarem cada vez mais informações sobre o serviço público”.
Links:
- Avaliações dos serviços: https://ctic.unifesspa.edu.br/avaliacao-de-servicos-de-tic.html
- Acompanhamento do Plano Diretor de TIC: https://ctic.unifesspa.edu.br/acompanhamento-pdtic.html
- Estatísticas do Atendimento CTIC: https://ctic.unifesspa.edu.br/estatisticas-atendimento.html
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