Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa renova parceria com Governo do Estado para ampliação do acesso ao ensino superior no Pará

  • Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 12h00
  • Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 15h20
  • Acessos: 1328

Assinatura Forma Pará 2021Por Carol Menezes (SECOM), com informações da Ascom Unifesspa.

Levar o ensino superior a todo o Estado é a função do Programa Forma Pará, cuja chamada 2021, ofertando quase duas mil novas vagas, foi lançada oficialmente na tarde desta terça-feira (29), em programação no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém. Este ano, o programa se expande para mais 33 cidades, com a inclusão de comunidades indígenas do município de Parauapebas, na região Sudeste, que também terão acesso ao ensino superior público. O vestibular para os selecionados da jornada de 2020 ocorre no próximo domingo (4).

O governador Helder Barbalho participou do lançamento e anunciou que o programa de governo, que visa reduzir o déficit de acesso à formação superior principalmente entre os jovens, promovendo o aumento de cursos ofertados por instituições públicas, tem investimento de quase R$ 30 milhões em recursos próprios. Com mais esta chamada, o “Forma Pará”, criado em 2019, torna-se presente em 54 dos 144 municípios paraenses, com a meta de ofertar de cerca de 4 mil vagas até o final de 2022. Os inscritos podem escolher opções de cursos de graduação em áreas de licenciatura, bacharelado e tecnológico.

Executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com instituições de ensino, entre elas a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), prefeituras e organizações sociais, o “Forma Pará” quer chegar à marca de 5 mil vagas ofertadas até o final do próximo ano.

"Este é um projeto ambicioso e virtuoso, de algumas certezas em comum: de que a educação é a estrada mais garantida para fazer sonhos florescerem, de que só o conhecimento nos retira das trevas da ignorância e nos lança às luzes do saber. Retira da desigualdade, da injustiça e da pobreza, e nos joga em horizontes de oportunidades. Convivemos com extremas desigualdades históricas, e este governo se propõe, desde o primeiro dia, a amenizá-las, e onde é possível, removê-las definitivamente", afirmou o titular da Sectet, Carlos Maneschy.

Para Francisco Ribeiro, reitor da Unifsspa, o Forma Pará propicia, além do impacto direto na sociedade, o Forma Pará mostra-se com potencial para expandir a própria universidade. “Esse é um passo importante na aplicação de políticas públicas educacionais que visa contribuir com o aumento do IDH nos municípios parceiros. Damos a nossa contribuição dialogando com a esfera estadual e marcamos a nossa presença nas pessoas e nos lugares”, conclui Ribeiro.

Estão previstos para ser ofertados pela Unifesspa nesta nova etapa do Forma Pará os cursos: Zootecnia (40 vagas), em Piçarra; Medicina Veterinária (40 vagas), em Tucumã; Engenharia Civil (50 vagas), em Rio Maria; Engenharia Mecânica (50 vagas), em Tailândia; Direito da Terra (50 vagas), em Itupiranga; Licenciatura Plena em Educação do Campo (50 vagas), em Bom Jesus do Tocantins (Terra Indígena Mãe Maria); Geologia (50 vagas), em Ourilândia; Matemática (50 vagas), em Santa Maria das Barreiras; Matemática (50 vagas), em Abel Figueiredo; e Engenharia Civil (50 vagas), em Eldorado do Carajás.

Fim do conteúdo da página