Em setembro: Semana Acadêmica do curso de História do IETU chega a quarta edição com novidades

• Publicado: Quinta, 08 de Julho de 2021, 15h05
  • Última atualização em Quinta, 08 de Julho de 2021, 15h12

semana academica do IETU No período de 1 a 3 de setembro, o Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) promove a quarta edição “Semana Acadêmica de História”. Organizada por professores e alunos, a edição deste ano ocorrerá em formato remoto devido à pandemia.

Acesse aqui a página do evento!

Consolidado na agenda dos docentes da Unifesspa e de diferentes instituições de Ensino Superior e do Ensino Básico, a Semana Acadêmica de História tem sido marcante para as experiências dos discentes dos diferentes níveis educacionais.

Dessa vez, o evento foi expandido e agregará, também, o I Simpósio Internacional de História do Curso de Xinguara. O simpósio traz um tema arrojado e que possibilita vastas discussões: “Do local ao global: perspectivas para o Ensino de História e a pesquisa na Amazônia”.

O objetivo geral é alcançar os graduandos (as) dos cursos de História e afins, pós-graduandos (as) em História e relacionados e docentes do Ensino Básico e seus estudantes. Será uma oportunidade de encontro de pesquisadores, professores e estudantes para debater temáticas relacionadas à Pesquisa Histórica e ao Ensino de História na região amazônica.

Cronograma

Quem desejar submeter propostas de seminários/simpósios temáticos e de minicursos deverá fazê-lo de 5 a 15 de julho, pelo SIGEventos. Já no dia 21 de julho será aberto o prazo para inscrição de trabalhos para apresentação nos seminários/simpósios temáticos, além de inscrição no evento e nos minicursos. O prazo vai até 11 de agosto. Confira a programação prévia:

01 de setembro de 2021

8h30 - Cerimônia de Abertura

Mesa de Abertura

Direção do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU)

Coordenação do Curso de História (IETU)

Representante da Coordenação do Evento

Representante do Centro Acadêmico do Curso de História (CAHIS)

9h - Conferência de abertura:

Prof. Dr. Serge Gruzinski (École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS/Musée du Quai Branly)

14h - Minicursos