Minicurso “Intelectuais Negras na Sala de Aula” está com inscrições abertas até o dia 19 de julho

• Publicado: Quinta, 15 de Julho de 2021, 17h19
  • Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 12h36

Cartaz minicursoO Grupo de Estudos Mulheres, Emancipações e Literaturas (Gmells) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abre as inscrições para o seu segundo minicurso: Intelectuais Negras na Sala de Aula, ministrado pela profa. Dra. Mirian Santos, professora adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Campus São Félix do Xingu. Autora do livro "Intelectuais Negras: prosa negro-brasileira contemporânea", publicado pela editora Malê.

O minicurso será oferecido por meio de exposição oral de textos partilhados em tela e disponibilizados nas referências. As leituras, diálogos e debates também serão para trocas e construção do conhecimento. Assim o curso pretende de discutir propostas para trabalhar a literatura de autoria negra feminina na sala de aula. Discutindo também temáticas que perpassam essa literatura, a fim de compreender conceitos básicos.

Segundo as idealizadoras do evento “Não é de hoje que a literatura negro-brasileira escrita por mulheres circula pelo cenário cultural nacional. Contudo, o reconhecimento do pensamento feminino negro ainda enfrenta barreiras de cunho racista, classista e sexista. Exemplo disso é ainda hoje a não valorização dos textos de autoras negras enquanto literatura”. Dessa forma, o curso se propõe em disseminar e discutir a literatura negro-brasileira escrita por mulheres, bem como partilhar experiências didático-pedagógicas dessa literatura em sala de aula.

As inscrições ficarão. abertas até o dia 19 de julho. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição sendo 60 vagas reservadas para educadores(as) da rede pública da região Sul e Sudeste do Pará e 30 vagas educadores(as) de outras regiões brasileiras. Os interessados devem preencher o formulário no link https://bit.ly/GMELLSminicurso3. Os encontros serão realizados de forma remota nos dias 21 (quarta-feira) e 23 (sexta-feira) de julho. Sempre nos horários de 18h às 20h. O minicurso será transmitido pelo link da plataforma Google Meet, a ser divulgado oportunamente apenas para os/as inscritos/as nas vagas disponíveis.