Reconhecimento: Produções do curso de Jornalismo da Unifesspa são premiadas em congresso regional de comunicação

• Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 12h05
  • Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 12h14

premiação jornalismo unifesspa ilabNuma demonstração de resistência e persistência no ensino da comunicação no interior da Amazônia, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi uma das grandes campeãs na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2021) da Região Norte, realizada na noite desta segunda-feira (2), na modalidade virtual.

Clique aqui e assista à premiação do Expocom Norte 2021!

Os projetos “iLab: Laboratório de Inovação em Jornalismo” e “Agência Paiá”, produtos da Faculdade de Comunicação (Facom) da Unifesspa, foram premiados nas categorias em que competiam e vão concorrer com os vencedores das outras regiões do país na etapa nacional, que será realizada em outubro.

Além de uma exposição, a Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. O prêmio é dividido em três etapas: local, regional e nacional, sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

“Receber esse prêmio é um reconhecimento do trabalho de professores e estudantes que estão com a gente nesses projetos. É, também, uma forma de mostrar o nome da Facom para o brasil, se destacando na região norte para depois tentar um prêmio nacional”, afirma a professora Elaine Javorski, orientadora do projeto Agência Paiá.

premiação jornalismo unifesspaPara a pesquisadora, além de dar visibilidade às produções feitas no interior da Amazônia, a premiação ajuda a incentivar a participação dos alunos nos projetos, fazendo com que eles se envolvam e tenham o sentimento de pertencimento. “Ter um trabalho reconhecido ajuda a aumentar a autoestima desses alunos, que acompanharam e vibraram com essa conquista. Isso gera engajamento e possibilita a continuidade e qualificação dos nossos projetos”, diz.

Foi com muita alegria que a estudante Heloísa Ferreira recebeu a notícia que seu trabalho havia sido premiado. “Foi uma sensação incrível de dever cumprido. Isso representa uma evolução nos meus estudos e na minha futura carreira de Jornalista”. Heloísa integra o projeto “iLab”, atuando nas checagens de informações contra fake News, campanhas informativas e produções de conteúdos para mídias sociais.

Já a aluna Jussara Alves, da Agência Paiá, conta que não conseguiu driblar o nervosismo de ter um trabalho concorrendo numa premiação tão relevante como o Expocom. Para ela, o incentivo dos professores do curso tem sido fundamental para ampliar sua experiência acadêmica e profissional em projetos para além das salas de aula. “Esse prêmio representa muito para mim, principalmente neste momento de ensino remoto, em que a desmotivação tem nos afetado. Me emocionei muito e recebo esse prêmio como forma de incentivo a continuar no curso, apesar de tantos desafios”.

Projetos premiados:

Categoria Jornalismo – Agência Escola/Júnior de Jornalismo

Trabalho: Agência de jornalismo Paiá: comunicação com foco na comunidade

Estudante líder: Jussara Alves

Orientação: Profa. Elaine Javorski

A Agência Experimental de Jornalismo é um programa de extensão que abriga hoje quatro projetos específicos: o portal Rondon Notícias, a Rádio Itinerante, o Cineclube e o NAI – Núcleo de Assessoria de Imprensa. Com o objetivo de atuar em diversas frentes e formatos do jornalismo, alunos e professores atuam de forma conjunta, compartilhando pautas e ações, de forma ampliar e fortalecer a comunicação em Rondon do Pará.

Categoria Produção Transdisciplinar –  Comunicação e inovação

Trabalho: iLab: a experiência do laboratório de inovação no Jornalismo em um deserto de notícias

Estudante líder: Heloísa de Cássia Ferreira

Orientação: Profa. Janine Bargas

O projeto tem como objetivo compreender, por meio de um mapeamento dos fluxos comunicacionais na área urbana e rural de Rondon do Pará, quais são os meios de comunicação utilizados pelos integrantes das comunidades e que conteúdos consomem.