TV Tapiri recebe a coordenadora do Fonaprace em conversa sobre os atuais desafios da assistência estudantil

• Publicado: Quinta, 12 de Agosto de 2021, 12h00
  • Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 12h04

coordenadora fonaprace tapiriPara debater os desafios atuais da assistência estudantil, a TV Tapiri recebeu, na tarde desta quarta-feira, dia 11 de agosto, a Coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), Dra. Maísa Miralva da Silva. A participação ocorreu durante o 1º Programa Institucional produzido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa produzido para o canal da TV Tapiri.

Clique aqui e assista ao programa na íntegra!

A atração contou, ainda, com a participação dos Assistentes Sociais da Proex, Aline Lima, que conduziu o programa, Elino Benício, chefe da Divisão de Assistência e Integração Estudantil, e do prof. Alan Borges, diretor de Assistência e Integração Estudantil. Em sua fala inicial, Maísa Miralva agradeceu o convite para participar da estreia do programa e destacou a importância da iniciativa da TV Tapiri.

“Agradeço a oportunidade de inaugurar e poder fortalecer esse canal de comunicação. TV é uma grande conquista para uma universidade, principalmente nesse momento em que temos tantos desafios de acesso à informação verídica e qualificada. Um canal universitário é sempre bem-vindo, pois é onde a gente discute com liberdade, autonomia, com ciência, pesquisa e com muito compromisso com a transformação da realidade”, declarou.

Durante quase uma hora, a convidada falou sobre os desafios vividos atualmente para a manutenção da assistência aos alunos das Universidade Federais, principalmente considerando o atual cenário de pandemia, de crise política e social, e a redução nos recursos destinados a áreas de proteção social no Brasil.

maisa pronace“Neste contexto, os recursos da Assistência Estudantil, que já eram absolutamente insuficientes, com a pandemia e a inflação, tornou-se incapaz de atender as necessidades para reduzir as desigualdades no acesso à educação na sociedade do nosso país”, frisou a coordenadora do Fonaprace.

Além de apresentar dados que evidenciam a desigualdade na distribuição dos recursos entre as regiões do país, Maísa chamou atenção para outros desafios acerca do tema.  “Muito mais que os auxílios, a assistência estudantil tem vários outros desafios. Um deles, é ter condições de atender à crescente demanda de estudantes que têm passado por uma maior deterioração de condições de vida, de classe, seja porque perdeu pessoas na pandemia, perdeu emprego ou porque as bolsas pagas têm uma desvalorização real diante de uma inflação significativa”.

Na parte final, a convidada respondeu perguntas feitas pela equipe da Proex e, também do público que acompanhava a transmissão pelo Youtube. A possibilidade transformar o PNAES em Lei e as consequências das intervenções do governo para a assistência estudantil foram algum dos questionamentos enviados pelo público. Além da comunidade da Unifesspa, membros de outras IFEs, a exemplo da Ufopa, UFJF, UFAM e UFRJ, também prestigiaram o programa.