COLETIVA DE IMPRENSA

Unifesspa explica mudanças em formato de ensino dos períodos letivos de 2021

• Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 17h59
  • Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 17h26

ColetivaEm coletiva de imprensa cedida na tarde desta sexta-feira (13), na unidade III, em Marabá, a Universidade Federal do Sul e Sudeste (Unifesspa) apresentou algumas mudanças na forma de ensino dos primeiros períodos letivos de 2021. A decisão para que os os períodos 2021.2 e 2021.5 comportem tanto atividades híbridas, quanto presenciais e totalmente remotas foi do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). A modificação ocorrerá observando o Protocolo de Biossegurança elaborado pela Comissão de Enfrentamento à COVID-19 da instituição.

Durante a coletiva, a mesa composta pelo reitor da instituição, Francisco Ribeiro; pela vice-reitora, Lucélia Cavalcante; pelo Pró-reitor de ensino de graduação, Denilson Costa e pelo coordenador da Comissão de Enfrentamento à COVID-19 da Unifesspa, José Elisandro de Andrade, explicitou que a proposta é que haja um retorno gradativo às atividades presenciais à medida que a campanha nacional de imunização avança na vacinação de profissionais da educação, como grupo prioritário, e da população mais jovem.

“Toda a resolução foi construída no diálogo com a comunidade acadêmica”, informa o pró-reitor de ensino e graduação, pontuando que a decisão do órgão deliberativo máximo optou que atividades presenciais são excepcionais, conforme o artigo 5º; que as atividades só podem ser presenciais se não puderem ser adaptadas ao remoto e que elas dependem do aceite do ou da docente. “As disciplinas ofertadas de forma presencial só ocorrerão com o aceite do professor responsável em ministrá-la”, explicou.

Confira aqui a Resolução Nº 557/2021.

Na ocasião, o reitor esclareceu que o determinante para voltar as atividades de forma híbrida e, futuramente, presencial, é a vacinação. “Somos uma instituição científica e precisamos dar o exemplo para os outros setores da sociedade em relação à adesão à vacina e ao comportamento social. Precisamos continuar usando máscara e mantendo o distanciamento físico, mesmo vacinados. Isso porque ainda estamos em pandemia”, pontuou.

A vice-reitora explica que, em decorrência do avanço na vacinação, a universidade discutiu a reformulação de sua resolução que rege o ensino no período letivo da universidade, flexibilizando para a possibilidade de atividades híbridas. “As atividades hibridas correlacionam uma formação remota teórica e a necessidade de ter atividades práticas presenciais. É importante frisar que, a prioridade para as atividades presenciais em campo, são para os alunos que já estão em fase de conclusão do curso e que precisam realizar componentes curriculares que exigem práticas que não podem ser feitas de forma remota” explica.

Segurança

Sobre as medidas de segurança, a coordenação da Comissão de Enfrentamento à COVID-19 reforça que as atividades estão sendo organizadas em conformidade com o Protocolo de Biossegurança, que esta em processo de revisão para incluir dados como os da vacinação. “O protocolo prevê medidas de mitigação de riscos e está passando por uma atualização, considerando parâmetros mais próximos das realidades da Unifesspa, dos municípios onde estamos presentes. A prioridade será sempre a segurança sanitária e, por isso, estamos em reavaliação de nossos critérios, considerando adesão à vacinação e variantes e comportamento social”, frisa Elisandro de Andrade.