A CALOURADA TÁ ON

Programação: VIII Semana de Recepção e Integração dos Calouros da Unifesspa acontece entre 8 a 17 de setembro

• Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 12h57
  • Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 12h47

Calourada ok“A Calourada tá on”. É com esse slogan que, entre os dias 8 a 17 de setembro, será realizada a VIII Semana de Recepção e Integração dos Calouros da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Além de acolher os novos graduandos, a Calourada é uma oportunidade para conhecer e tirar dúvidas sobre a rotina e possibilidades da vida acadêmica. Esse ano o evento tá recheado de programações que conta com a participação de diferentes movimentos da universidade.

Confira aqui a programação completa!

Totalmente virtual devido à pandemia, a Calourada 2021 traz como tema “A educação salva vidas: Somos Unifesspa”. O tema é um convite aos participantes para refletir e evidenciar a atuação da universidade no contexto para o enfrentamento à pandemia e minimização dos seus impactos na comunidade universitária e comunidade externa.

Para isso, a universidade está preparando uma programação especial, que envolverá, de forma inédita, os novos estudantes de todos os cursos de graduação da Instituição. Serão palestras, oficinas, atividades culturais e educativas, além de ações e muita interação nas mídias sociais. Todas essas, visando contribuir para a compreensão da Unifesspa como um espaço de diversidade que constrói conhecimento de excelência e produz transformação social.

A abertura oficial está programada o dia 14 de setembro, às 17h, com transmissão simultânea no canal da Unifesspa no Youtube. E para não perder nenhuma atividade da Calourada 2021, um hotsite especial para os calouros está sendo desenvolvido e, em breve, estará no ar. Nele, serão concentradas todas as informações da programação, além de trazer materiais e dicas importantes sobre a Unifesspa e rotina universitária.

Acolhimento especial - Outra novidade desta edição é que haverá um acolhimento direcionado aos estudantes indígenas e quilombolas ingressantes. Entre os dias 8 e 10 de setembro, serão realizados momentos de interação entre os ingressantes e lideranças indígenas e quilombolas. Também serão apresentadas as ações de apoio à permanência para estudantes indígenas na Unifesspa.

Entre os temas que deverão ser abordados nesta recepção estão: as lutas dos povos indígenas e quilombolas no Brasil; as ações afirmativas para negros, indígenas e quilombolas no ensino superior; os coletivos de estudantes indígenas e quilombolas; e o acesso e permanência dos povos originários na universidade.

Já nos dias 9 e 10 de setembro o acolhimento terá atenção especial aos alunos/as com deficiência, que vão conhecer as ações de apoio à permanência, os auxílios e serviços disponibilizados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) e de outros setores.

A ideia é acolher e preparar estes alunos com informações mais específicas sobre suas realidades dentro do ambiente universitário, de forma que eles possam melhor se conectar com os demais ingressantes e veteranos na programação geral da Calourada.