CALOUROS

PSIQ 2021: Com resultado final calouros comemoram ingresso na Unifesspa

• Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 17h58
  • Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 12h44

O edital final do Processo Seletivo Indígena e Quilombola de 2021 – PSIQ 2021, que foi publicado na última quinta-feira (26) pelo Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA), trouxe alegria à comunidade indígena e quilombola. O Psiq é destinado à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas para o provimento de vagas nos cursos de graduação presenciais oferecidos pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A Habilitação Institucional dos candidatos selecionados através do PSIQ 2021 ocorrerá em datas e horários a serem divulgados no Site do CRCA, Unifesspa, em um edital próprio.

Entrevistamos alguns novos estudantes da Unifesspa que compartilharam o que estão sentindo com sua aprovação. Confira logo abaixo as entrevistas pingue-pongue que fizemos com dois calouros. As perguntas estão em negrito e as respostas em formatação padrão.

Ramon Barbosa - aprovado em Sistemas de informação

P: Qual a importância do PSIQ pra você e para a comunidade quilombola?

R: “Com o PSIQ eu e outras pessoas da minha comunidade podem ter acesso a faculdade, algo que seria muito mais difícil do que já é, logo isso nos ajuda.”

P:Você acha que sem o PSIQ sua entrada na universidade seria mais difícil? Por que?

R: “Acredito que sim. O PSIQ acaba ajudando não somente a mim, mas a todos os que querem estudar e não tiveram bons estudos.”

Rodrigo Nunes - aprovado em Letras - Inglês

Rodrigo.jpeg

P: Como está se sentindo com sua aprovação?

R: “Pra falar a verdade eu precisei ver o edital umas 5 vezes pra poder acreditar, foi um momento de muita felicidade, quando meus amigos vieram me mostrar o edital eu fiquei desacreditado, porque eu queria muito e eu fiquei com medo de talvez dar alguma coisa errada, mas graças a Deus deu tudo certo e eu tô muito feliz com essa aprovação.”

P: Qual a importância do PSIQ pra você e para a comunidade quilombola?

R: “O processo seletivo é muito importante porque ele nos dá uma oportunidade de entrar numa faculdade federal pra adquirirmos conhecimento e trazer esse conhecimento pra dentro da nossa comunidade, eu posso usar a mim mesmo como exemplo, porque na comunidade não tem nenhum professor de inglês e graças a Deus eu recebi minha aprovação no curso e vou poder contribuir na minha comunidade assim que eu concluir.

Acho que sem o Psiq a entrada na faculdade seria bem mais complicado, porque ele nos dá uma porcentagem bem maior de aprovação, pois o processo é somente para indígenas e quilombolas.”