Programa de Cooperação Acadêmica: parceria entre Unifesspa, Unicamp e Unesp-Bauruserá desenvolvida de forma online

• Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 15h21
  • Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 12h27

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PPGECM/UNIFESSPA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas (PECIM/UNICAMP) e com o Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência (Unesp/Bauru), promoverão, nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2021, o I Seminário PROCAD-AMAZÔNIA, em formato de Webnário.

O Seminário integra as atividades do projeto intitulado “Educação em ciências e matemática: produção em rede de conhecimentos para a pesquisa e o ensino”, elaborado por docentes dos Programas de Pós-graduação das três instituições, através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia). A pesquisa busca tornar possível a realização de um conjunto de tarefas cooperativas entre os programas de pós-graduação envolvidos.

O webnário tem o objetivo de discutir e articular ações no âmbito da pesquisa e do ensino entre os programas de pós-graduação de ensino de ciências e matemática da Unifesspa, Unesp e Unicamp. Visando estimular processos formativos, além de permitir o diálogo entre os grupos de pesquisas das instituições envolvidas, bem como apresentar alguns resultados do projeto. O público-alvo são discentes da graduação e pós-graduação com interesse na área de ensino de ciências e matemática.

Segundo a prof.ª Dr.ª Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, coordenadora do PROCAD-AM, “A interlocução entre os diferentes atores da comunidade científica pode gerar um crescimento profissional e institucional imensurável. Neste entendimento a Unifesspa, Unesp e Unicamp vem trabalhando no âmbito do PROCAD-AM, e possibilitando a comunidade acadêmica do ensino de ciências e matemática um diálogo nesta área do conhecimento com o objetivo a promoção da produção intelectual e desenvolvimento profissional”

Por meio do seminário, serão realizadas diversas ações apoiadas em pesquisas científicas integrando vários níveis acadêmicos (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e baseadas em missões de estudos, de pesquisa, de ensino. Além de realização de estágios e de pesquisas de pós-doutoramento, publicações conjuntas e organizações de eventos científicos, como o presente evento.

O período de inscrições vai do dia 25/08 a 5/09/2021. Sendo o evento realizado dos dias 8 a 10 de setembro de 2021. Para mais informações, acesse o site do evento: http://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/seminarioprocad2021