Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa divulga informativo sobre o funcionamento de atividades presenciais nas bibliotecas de Marabá

  • Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 18h40
  • Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 12h26
  • Acessos: 1194

biblioteca iex miniaturaDesde o dia 18 de maio de 2021, as bibliotecas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), nas unidades de Marabá, retornaram às suas atividades presenciais para realização de circulação de material bibliográfico (empréstimo e devolução de obras). O funcionamento tem sido em horário único, de segunda à sexta-feira, exceto sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. O atendimento é realizado com agendamento prévio.

O atendimento presencial ocorre em horário determinado, de segunda à sexta-feira, com início às 8h15min e encerramento às 11h30min, e se restringe ao empréstimo e à devolução de materiais via Setor de Referência (área de atendimento). O acesso local à Biblioteca se dá de forma controlada e deve obedecer a medidas de segurança, conforme as especificações a seguir:

  • O usuário deverá entrar em contato com a Biblioteca para realizar o agendamento de sua visita e solicitar a autorização de acesso, obrigatória para entrada nas dependências da Unifesspa, com antecedência mínima de 48 horas;
  • A lista de usuários agendados para atendimento presencial será entregue diariamente à portaria (Bibliotecas das Unidades I, II e III);
  • Para ter acesso às dependências da Unifesspa, o usuário deverá apresentar um documento oficial de identificação com foto na portaria;
  • Para a entrada na Biblioteca, o usuário será submetido à aferição de temperatura. Não será permitida a entrada de pessoas cuja temperatura corporal seja superior a 37,5ºC;
  • Não será permitida a entrada de pessoas sem o uso adequado de máscaras de proteção;
  • A autorização de acesso é nominal e só terá validade no dia e horário descritos na lista. Caso o usuário não possa comparecer na data e horário previstos, será necessário solicitar novo agendamento;
  • O agendamento deverá ser realizado, exclusivamente, via e-mail com o assunto “Agendamento”, no horário de 8h15min às 11h30min, de segunda à sexta feira, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. No corpo do e-mail deverá constar obrigatoriamente a identificação do usuário (nome completo, matrícula ou siape) e os dados da obra requerida (autor, título, edição e ano);
  • O agendamento para o atendimento presencial dar-se-á conforme a demanda da Unidade e respeitando a ordem de chegada das solicitações;
  • Não será atendido o usuário que não fizer agendamento prévio;
  • A autorização de acesso é pessoal e intransferível e não poderá ser utilizada por terceiros;
  • Não será permitida a entrada de pessoas da comunidade externa (sem vínculo institucional);
  • Os usuários deverão evitar aglomeração e praticar o distanciamento social, conforme estabelecido pelas autoridades sanitárias;
  • Não será permitido o acesso à área do acervo;
  • Não será permitido o acesso às áreas de estudo individual e em grupo; 
  • Não será permitido o acesso às estações de pesquisa acadêmica.

A Biblioteca dispõe dos seguintes serviços: empréstimo bibliográfico domiciliar; empréstimo de Chromebook; cadastramento de usuários; devolução bibliográfica; devolução de Chromebook; reserva bibliográfica; orientação para pesquisa bibliográfica (somente via e-mail); divulgação das aquisições bibliográficas; elaboração de ficha catalográfica (solicitações via e-mail); orientação para normalização de trabalhos acadêmicos (somente via e-mail); publicação de trabalhos acadêmicos no Repositório Institucional; envio de materiais digitais por e-mail, desde que não estejam disponibilizados no Repositório Institucional.

A circulação de materiais regulares (empréstimo e devolução) ser dará, exclusivamente, mediante agendamento. Com as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias, o prazo para o empréstimo será, excepcionalmente, de 20 (vinte) dias corridos sem direito à renovação. Ressalta-se que o atendimento presencial durante a pandemia é facultado a devolução dos materiais emprestados até o dia 17 de março de 2020. Todo material devolvido deverá, obrigatoriamente, permanecer em quarentena de 14 (quatorze) dias antes da liberação para um novo empréstimo. Dessa forma, nenhum material devolvido será emprestado antes de finalizado o prazo da quarentena. O usuário poderá verificar no momento da pesquisa no SIGAA se o material está em quarentena ou disponível para empréstimo.

Também ficam temporariamente suspensos os seguintes serviços: agendamento e acesso às salas de estudo em grupo; agendamento e acesso às estações de pesquisa acadêmica; acesso ao salão de pesquisa; acesso às cabines de estudo individual; consulta e acesso local ao acervo; recebimento de doações de obras impressas; visita orientada programada; treinamento presencial de usuários; renovação bibliográfica; liberação de material para reprografia; empréstimo de obra de consulta; orientação para normalização de trabalhos acadêmicos de forma presencial; empréstimo entre bibliotecas da Unifesspa.

O não cumprimento das medidas de segurança exigidas implicará ao usuário a suspensão de seu direito ao agendamento, empréstimo e reserva do patrimônio público por um prazo a ser determinado pelo atendente e/ou Coordenação da Biblioteca. O discente que não devolver o livro dentro do prazo de devolução determinado para o empréstimo sofrerá suspensão de 02 (dois) dias por cada dia ultrapassado, ficando a critério também da coordenação da biblioteca.

O extravio, furto, roubo ou dano involuntário ao patrimônio público sob a responsabilidade do usuário implicará na suspensão dos serviços de empréstimo e reserva de obra e, na reposição do material, no prazo acordado junto à Coordenação da Biblioteca, além disso, não será expedida a Certidão Negativa de Débito Bibliográfico (Nada Consta), obrigatória na liberação do diploma acadêmico e nas situações de encerramento de vínculo institucional (trancamento de matrícula, finalização de contratos, exoneração etc.).

A não reposição do patrimônio público implicará na exclusão cadastral do usuário e comunicação formal à Faculdade específica e à Coordenação dos Campi da Unifesspa para instauração dos trâmites legais. O agendamento para atendimento presencial será realizado exclusivamente via e-mail das bibliotecas conforme o quadro abaixo: 

Biblioteca Josineide Tavares (Unidade I) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Biblioteca Setorial II (Unidade II) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Biblioteca Campus Tauarizinho (Unidade III) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página