Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de pesquisa iTemnpo receberá Lília Shwarcz em reunião aberta sobre autoritarismo

  • Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 18h35
  • Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 12h23
  • Acessos: 914

Card Lília iTemnpo InstagramO laboratório e grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo), vinculado à Faculdade de HIstória (Fahist) e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) receberá, no dia 17 de setembro, às 18h (horário de Brasília), a Profª Drª Lília Schwarcz, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Princeton.

Desde o início do ano, o iTemnpo vem desenvolvendo um conjunto de atividades denominado Debatendo com o/a autor/a por meio do qual um/a pesquisador é convidado/a para realizar uma reflexão através de alguma obra (livro, artigo ou capítulo) publicada. Nesse mês de setembro, uma das temáticas abordadas será a Cultura autoritária no Brasil. Para realizar o debate/reflexão convidamos a historiadora e antropóloga Lília Shwarcz, professora da Universidade de São Paulo e da Universidade de Princeton. O texto base do qual partirá as reflexões é o livro “Sobre o autoritarismo brasileiro” publicado pela Companhia das Letras em 2019.

Na reunião, a professora Lília abordará algumas questões acerca do autoritarismo presente na cultura brasileira. A atividade será realizada de forma online devido à situação de isolamento provocada pela pandemia da Covid-19 e será transmitida pelo canal do iTemnpo no YouTube. Para o coordenador do iTemnpo e do PPGHIST, professor Erinaldo Cavalcanti, “trata-se de mais um momento especial que promovemos para ampliar as reflexões, debater questões de singular interesse para toda comunidade acadêmica e a sociedade civil em geral. Essas reflexões não interessam apenas ao público acadêmico, pois são temas que estão diretamente atrelados ao cotidiano da nossa vida e entendê-los, analisá-los e compreendê-los é um caminho possível para construirmos possibilidades de mudanças. Ademais teremos a oportunidade de ouvir uma das maiores pesquisadoras no assunto; uma referência não apenas no Brasil, a professora Lília Schwarzc”.

A atividade com a professora Lília Schwarcz será a Segunda Sessão da Segunda Temporada do Debatendo com o/a autor/a, a Terceira Sessão será no dia 29/09 as 19h com a professora Circe Bittencourt, também da USP. Diversos professores/pesquisadores/as de distintas universidades já contribuíram com essa ação, entre eles, Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ), Helenice Rocha (UERJ), Wilma Baia e Mauro Coelho (UFPA), Ana Maria Monteiro (UFRJ). Para mais informações e acompanhar as atividades, o iTemnpo também está nas redes sociais (@itemnpo).

 

Com informações do iTemnpo.

Fim do conteúdo da página