Estudantes ingressantes compartilham suas expectativas sobre a universidade e a calourada
No dia 14 setembro de 2021, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou a abertura oficial da sua VIII Semana de Recepção e Integração dos Calouros, conhecida popularmente como “Calourada”. O evento, organizado entre os diversos institutos e faculdades que pertencem à universidade, ocorre todos os anos para que os discentes conheçam e se sintam mais pertencentes à universidade e todas as suas possibilidades.
Ainda devido à pandemia, a calourada ocorre de forma totalmente remota e conta com uma programação diversificada, com mesas-redondas, palestras, oficinas e atividades culturais. Com o intuito de conhecer mais sobre os calouros que ingressaram na Unifesspa neste ano, entrevistamos alguns discentes que compartilharam suas expectativas e anseios para essa nova fase da vida. Abaixo segue algumas respostas que obtivemos com alguns dos calouros que toparam participar da matéria.
Confira:
Roseanne Sampaio, do curso de Letras – Inglês, Campus Marabá
"Estou ansiosa para as aulas e para aprender com os professores. Mal posso esperar para as aulas presenciais no novo campus. Além de ser uma conquista pessoal, é de minha família também. Com todas as dificuldades que vieram com a pandemia, a aprovação na universidade era o grande objetivo, e conquistar isso foi motivo de muito orgulho".
Karen Janaina, do curso de Ciências Sociais - Marabá
"Espero ter mais conhecimento, experiências que me farão uma ótima profissional na área e boas memórias para a vida. Passei todo o tempo antes da prova do Enem em casa respeitando a quarentena, mas tudo parecia tão distante que até passar para o curso que sempre quis se tornou algo sem tanta importância. Porém, quando meu nome saiu na lista de chamados tudo se tornou alegria e eu só tenho a agradecer aos meus pais que sempre aceitaram a minha escolha de curso e me apoiaram. Sobre a calourada, tem sido muito boa, apesar de achar que seria melhor no presencial. Mas entendemos o momento que estamos passando e aguardo o retorno o quanto antes".
Luyane Sousa, do curso de Licenciatura em Química - Campus Marabá.
"Química sempre foi uma das minhas opções e acho que vou gostar bastante. Estou muito feliz. Creio que não vai ser fácil, mas eu vejo como o melhor desafio da minha vida. Sobre a calourada, espero que seja bastante receptiva e inclusiva".
Evelyn Ferreira, do curso de Letras - Inglês, Marabá.
"Eu estou animada e ansiosa. Queria muito entrar numa universidade federal e consegui. Sou a segunda pessoa da família a ingressa em uma universidade pública. Eu acho que é uma coisa muito única e importante, principalmente para gente que pensa em construir algo por meio dos estudos. Eu sei do tamanho da importância e da responsabilidade disso. Por isso, pretendo muito dar valor a cada momento dentro da instituição, aproveitar ao máximo as coisas e crescer muito. Com a Calourada, espero entender um pouco mais sobre a universidade e sobre tudo que vai acontecer mais para frente com a aulas e a graduação".
Flávio Rian Monteiro, calouro de Jornalismo, natural da cidade de Bagre, no Marajó.
"Estava nervoso na minha primeira aula, até por ser tudo muito novo pra mim. Apesar de estar começando o curso de forma on-line, esperava que fosse no presencial, pela falta da comunicação que a sala de aula tem. A minha expectativa é aprender tudo que o curso pode me oferecer e explorar todas as áreas de ensino ofertadas. Estou gostando das aulas, dos professores e espero aprender muito durante o decorrer do curso, até final. Acredito que a Calourada é mais um complemento de conhecimento".
Maria Vitória, caloura de Jornalismo, original de Belém.
"Minhas expectativas são as melhores. É um curso que tenho muito apreço e sempre quis fazer. Espero aprender e sair gostando ainda mais do curso. A minha entrada na universidade é algo que me deixa muito feliz, pois estudei minha vida toda para isso e também tenho as melhores expectativas com a estrutura e educação. Espero que a Calourada me acolha e me ajude a tirar as dúvidas e o medo de enfrentar uma coisa na qual não estou nem um pouco acostumada. É sempre bom conhecer veteranos da área e ver o progresso deles. Isso faz com que eu acredite que também sou capaz".
Redes Sociais