Solenidade de abertura do "I Encontro de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão" é sucesso no IEA

• Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 10h32
  • Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 15h28

epepe1Na noite da última quarta-feira, 15 de setembro de 2021, a comunidade acadêmica do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA/Unifesspa) direcionou a atenção para prestigiar a solenidade de abertura do “I Encontro de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão” (I EPEPE) do IEA.

Com a temática “Desafios e Transformações da Educação em Tempos de Pandemia”, o evento objetiva discutir a temática e apresenta as atividades realizadas no âmbito dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no instituto, a partir da chancela da Congregação ou por meio de outras atividades desenvolvidas, em parceria com outras instituições.

A mesa de abertura foi composta pelo Diretor Geral do IEA, prof. Dr. Carlos Maviael de Carvalho; a vice-reitora da Unifesspa, prof. ª Lucélia Cavalcante; e pelo Pró-Reitor de Graduação, prof. Dr. Denilson Costa, que saudaram os participantes e parabenizaram pela iniciativa do instituto em realizar o encontro.

Em seu pronunciamento, Carlos Maviael, enfatizou a importância do evento.  “O I EPEPE constitui um momento de todos conhecerem as pesquisas, as ferramentas de ensino, os projetos de extensão desenvolvidos e vinculados ao instituto, assim como instigar a participação de maior número de estudantes as atividades universitárias”.

Para a vice-reitora, “a realização deste evento por iniciativa do próprio instituto merece parabéns. Um encontro como esse reafirma os pilares constitutivos do ensino de graduação, da educação superior que é a articulação da pesquisa, do ensino e da extensão, isso é constitucional. Este evento é importante para dá visibilidade e contribuir com a qualidade na formação acadêmica no âmbito do ensino, de apresentar projetos e ações de apoio ao ensino, associação de experiências de monitoria, de laboratórios e, ao mesmo tempo, unir a este diálogo as pesquisas institucionalizadas, os projetos de pesquisa que constituem uma das dimensões para dá mais qualidade na formação, e é claro a extensão que é o oxigênio de formação," declarou.

Já Denilson Costa ressaltou a importância da extensão Universitária. “É a extensão que conecta a universidade a comunidade. É por meio dela que nos apresentamos a sociedade, que produzimos conhecimento e desenvolvemos a região”.

Na oportunidade, foi realizada a mesa-redonda “Pesquisa e Extensão: desafios enfrentados por docentes e discentes”, com a mediação da prof.ª Suanne Honorina Martins dos Santos e participação do Prof. Dr. Manoel José Mangabeira, da Universidade Federal do Pará – campus Tucuruí; do prof. Dr. Reinaldo Feio Lima; e da discente Joanne Leal Almeida Silva, do curso de Arquitetura e Urbanismo.

O momento foi de bate-papo, descontração, troca de experiências e de relatos dos desafios enfrentados e superados no período de pandemia no que tange ao campo da pesquisa acadêmica, assim como, os novos aprendizados que a pandemia impôs, como o uso de novas ferramentas digitais e a possibilidade de participar de eventos em tempo real a quilômetros de distância.

O evento, segue até o dia 17 com as apresentações dos trabalhos, no formato online através da plataforma Google Meet. Para acompanhar as apresentações, acesse o cronograma aqui!

*Com informações do Instituto de Engenharia do Araguaia.