Diante do baixo orçamento, Unifesspa solicita apoio de parlamentares paraenses para fortalecimento da Instituição

• Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 14h38
  • Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 15h28

reitor francisco ribeiroA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) cumpriu extensa agenda em Belém e em Brasília, nesta semana. Como objetivo, a Administração Superior buscou o apoio de parlamentares da bancada paraense no Congresso Nacional visando garantir recursos para a manutenção e o fortalecimento da Instituição no orçamento de 2022. O reitor, prof. Francisco Ribeiro, percorreu gabinetes de deputados e senadores de diferentes partidos em busca de apoio para a Educação Superior na região.

Além do reitor, a Unifesspa foi representada pelo Secretário de Infraestrutura (Sinfra), Lucas França Rolim, e pela titular da Assessoria de Comunicação (Ascom), profa. Janine Bargas. Nas audiências, foram apresentadas pautas específicas e convites para inauguração de obras já apoiadas pelos parlamentares. Todos receberam, ainda, solicitações de apoio para a garantia de recursos para a Unifesspa, que se configura, ainda, como uma universidade nova e que precisa, portanto, de mais investimentos em estrutura, pessoal e manutenção.

Como as perspectivas para a composição orçamentária para o próximo ano apontam para recursos ainda mais escassos, o apoio político e financeiro da bancada paraense em Brasília é uma das estratégias de compensação. Complementarmente, a prioridade é garantir, por exemplo, o início de obras e aquisição de equipamentos, que deverão serão complementados com novos recursos de bancada e do Executivo.

Nas reuniões, também foi reafirmada aos parlamentares a articulação entre os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) do Pará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) para solicitar o apoio na destinação de emenda de bancada para o setor. "A destinação de emendas é importante, pois a Unifesspa está em fase de estruturação e necessita de prédios e equipamentos para o fortalecimento dos cursos de graduação", declarou o reitor da Unifesspa.

Confira como foi a agenda de reuniões com cada parlamentar:

deputado faleiro

Em Belém, na segunda-feira (13), o deputado federal Airton Faleiro (PT) recebeu a equipe da Unifesspa para tratar de apoio em emenda parlamentar para a urbanização da cidade Universitária. O deputado também foi convidado para a inauguração do Restaurante Universitário (RU) da Unidade III, em Marabá, obra que recebeu seu apoio em emendas.

cristiano vale

Na terça-feira (14), a agenda começou com reunião com o deputado Cristiano Vale (PL), que recebeu a equipe pela manhã. Na pauta, a construção da quadra poliesportiva para o campus de Santana do Araguaia.

vivi reis

Vivi Reis (PSOL) confirmou presença na inauguração do RU da Cidade Universitária, que conta com equipamentos comprados a partir de sua indicação junto à bancada paraense, e comprometeu-se em destinar recursos para iniciar a construção de um novo RU na Unidade I de Marabá, que necessita de prédio específico. A parlamentar também fará uma visita às obras do Núcleo de Psicologia (Nupsi), que recebeu recursos de emenda individual da deputada.

zequinha marinho

Zequinha Marinho (PSC) recebeu solicitação de emenda individual para a construção do bloco administrativo do campus de Santana do Araguaia, e de articulação para emenda de bancada em favor das universidades paraenses.

celso sabino

Na quarta-feira (15), Celso Sabino (PSL) confirmou presença na inauguração das usinas fotovoltaicas do campus da Unifesspa em Xinguara. O parlamentear também recebeu solicitação de emenda individual para hospital veterinário.

nilson pinto

Nilson Pinto (PSDB) foi convidado e comparecerá na inauguração do bloco de Saúde e Produção Animal de Xinguara, que contou com recursos de emenda individual do parlamentar. Também recebeu solicitação de apoio para a construção das instalações do curso de Medicina.

helio leite

O deputado Hélio Leite (DEM) também estará presente na inauguração do Bloco Multiuso de São Felix do Xingu, além de ter recebido solicitação de emenda para Bloco administrativo, também em São Félix do Xingu. Outro pedido foi o fortalecimento, na bancada paraense, de destinação de recursos específicos em favor das Universidades.

joaquim passarinho

Joaquim Passarinho (PSD) também recebeu em seu gabinete a comitiva da Unifesspa. A necessidade de apoio financeiro para a construção do Hospital Veterinário foi uma das pautas do encontro. Ainda como resultado da reunião, Joaquim Passarinho confirmou participação na inauguração da Usina Fotovoltaica de Santana do Araguaia, que foi objeto de apoio individual do parlamentar.

assessor beto faro

Ao deputado Beto Faro (PT) foi feito convite para inauguração do RU da Unidade III, que conta com equipamentos adquiridos com o apoio do parlamentar. Foi solicitado, ainda, auxílio para ações do Pronera em São Félix do Xingu.

paulo rocha

Na quinta-feira (16), o senador Paulo Rocha (PT), que garantiu recursos para as obras do RU da Cidade Universitária, confirmou presença na inauguração das dependências. Também recebeu solicitação de verbas para o Bloco Multiuso de Xinguara.

assessor jader barbalho

Finalmente, na sexta-feira (17), o senador Jader Barbalho (MDB) foi convidado para a inauguração do bloco de Laboratórios da Cidade Universitária, em Marabá. Na reunião, também foi solicitado apoio do senador para garantir recursos ao curso de Medicina.