Unifesspa além de Marabá: Institutos fora da sede são apresentados aos estudantes ingressantes

• Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 18h32
  • Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 15h00

imagem 2021 09 17 181314

Nesta quinta-feira (16), os novos estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) puderam conhecer mais os diferentes campis que compõem a universidade. Sendo iniciada e mediada pela vice-reitora profa. Dra. Lucelia Cavalcante, a mesa contou ainda com a presença dos(as): prof. Dr. Gabriel Moraes de Outeiro (Diretor Geral do ICSA), profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (Diretora adjunta do IEX), prof. Dr. Carlos Maviael de Carvalho (Diretor Geral do IEA), prof. Dr. Tarcisio Binoti Simas (Diretor Adjunto do IEA), prof. Dr. Lucas Jacomini Abud (Diretor adjunto do IETU). Cada um dos convidados teve a oportunidade de dialogar com os discentes sobre os respectivos campus que estavam representando.

A primeira a falar foi a professora Nayara Camargo, representante do Instituto de Estudos do Xingu (IEX). Contando um pouco da história de quando o instituto foi fundado, seus cursos e sua estrutura. Um ponto levantado pela diretora foi que desde o início do funcionamento dos trabalhos no IEX, ele não possuía um prédio próprio, algo que só foi entregue no final do ano de 2019 e que começaria a ser usado pelos estudantes em 2020. Porém, com o início da pandemia do covid 19 e da quarentena, o prédio ainda não pôde ser, oficialmente, usado por todos.

O segundo diretor a se apresentar foi o professor Gabriel Moraes de Outeiro, diretor geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Outeiro falou sobre a história do instituto, criado em 2014. Nesta época, o ICSA contava com apenas dois cursos de graduação: Administração e Ciências Contábeis. Mas o campus conseguiu se manter e chegar ao momento atual em que se encontra com 3 cursos: Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo (curso que foi iniciado no ano de 2018), além de cursos de pós-graduação que fazem parte do ICSA. O professor também celebra o fato de que docentes, alunos e servidores dos arredores da BR-222, rodovia que corta o município de Rondon do Pará. “Hoje contamos com mais de 300 alunos dentro do ICSA e o prédio funciona em todos os turnos: manhã, tarde e noite.”

O representante seguinte foi o diretor Carlos Maviael de Carvalho do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA). O diretor começou a sua fala relacionando a fala com a palavra sonho, explicando que se sentia honrado e grato por fazer parte dos sonhos daqueles que pretendem se formar em uma graduação numa universidade. Além disso, reforçou o fato que de que todos precisam se vacinar e tomar cuidado com a pandemia e explicou que pela segurança dos alunos, a universidade realiza o evento da calourada de forma online, deixando claro que adoraria receber os alunos presencialmente. Após a fala inicial o professor apresentou o instituto com sua estrutura física e de servidores que participam e mantem o IEA. O instituto conta com os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Licenciatura de Matemática e a pós-graduação de Segurança e Meio Ambiente. O instituto se divide em duas estruturas e assim como o IEX, possui um bloco que foi finalizado no período da pandemia que ainda não pode ser utilizado pelos servidores e alunos.

O último a se apresentar foi o professor Lucas Jacomini Abud, diretor adjunto do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU). Com uma apresentação em slide o diretor mostrou com fotos de forma sequencial fotos de todos os anos de funcionamento e atividades do instituto, em uma das fotos vemos o prédio do IETU que foi inaugurado no ano de e 2017 que conta com as salas de aulas, biblioteca, salas de administração, dos professores e técnicos e salas dos centros acadêmicos. A primeira turma de mestrado do IETU começou em 2020 assim como a conclusão do bloco de laboratórios, que infelizmente ainda não foi utilizado pelos servidores e alunos devido a pandemia. Além disso, o diretor compartilhou que em 2021 foram criadas as faculdade de Histórias, Medicina Veterinária e de Zootecnia.