IV Congresso de Tecnologia e Desenvolvimento da Amazônia será realizado em novembro e já está com inscrições abertas

• Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 16h29
  • Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 09h15

ctda divulgaçãoA realização de um evento acadêmico possibilita interações e troca de experiências entre participantes de diferentes áreas do conhecimento. É neste sentido que o IV Congresso de Tecnologia e Desenvolvimento da Amazônia (CTDA) está sendo organizando pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Campus Marabá), com a colaboração de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes institutos.

Acesse aqui a página do evento!

O principal objetivo do CTDA é reunir várias áreas de conhecimento e possui, intrinsecamente, um potencial integrador, servindo-se de encontros e trocas de saberes entre os participantes, pesquisadores e alunos. A região norte do Brasil possui diversas instituições que realizam ensino e pesquisa, cuja produção científica precisa ser divulgada para além da universidade e eventos como esse auxiliam em buscas por novas parcerias regionais.

A popularização de trabalhos desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior (IES) são especialmente importantes porque podem ser vistas não somente pela comunidade acadêmica, mas também pela sociedade civil, que inclusive pode se beneficiar das soluções ou alternativas desenvolvidas, aplicando-as em contextos como, por exemplo, infraestrutura, saneamento, educação e meio ambiente.

Este ano, o IV CTDA será realizado remotamente, entre os 16 e 18 de novembro, e oferecerá palestras, minicursos, apresentações de trabalhos científicos, entre outras atividades. Essas oportunidades serão realizadas por meio do corpo docente da própria Unifesspa em conjunto com os seus convidados.

Destaca-se como público-alvo do evento profissionais da área de ensino, tais como professores, pesquisadores, técnicos e cientistas, discentes de pós-graduação e graduação de Instituições Nacionais e pessoas de entidades públicas e/ou privadas.

Áreas de interesse -As principais áreas de interesse para submissão de trabalhos (mas não se restringindo a elas) são as de Ciências Biológicas, Ciência Animal, Aplicações Matemáticas, Física de Partículas, Caracterização e Modelagem de Materiais, Informática na Educação, Inteligência Computacional e Sistemas Embarcados, Metodologias para o ensino, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, Sistemas de Energia, Telecomunicações e Metodologias Ativas para ensino.

Uma das características dessas áreas é a possibilidade de interdisciplinaridade entre as diversas áreas de atuação das IES, ampliando o intercâmbio dinâmico com experiências de pesquisas inovadoras da região.

As ações do IV CTDA são orientadas para que seja realizada a socialização entre a comunidade acadêmica das IES e as entidades públicas e privadas de todas as regiões do país, tendo em vista que o evento ocorrerá totalmente de forma remoto, não implicará em deslocamentos e disponibilidades de translado para participação do evento.

Histórico - A primeira versão deste evento foi criada pela UFPA/Cametá (Faculdade de Computação - FACOM) no ano de 2017, tendo como principal objetivo divulgar e popularizar os trabalhos desenvolvidos em instituições de ensino públicos e privados. Nos anos seguintes, os eventos foram realizados nos Municípios de Tucuruí e Santarém.

Na 4ª edição, devido todas as características e dificuldades que a sociedade vem passando devido a pandemia do novo coronavírus, este evento será realizado totalmente remoto, mas com as principais atividades realizadas em Marabá. Os professores Fabrício e Ulisses Weyl (FACOM/Cametá) e a pesquisadora Alexandra Regina Bentes (Embrapa/Santarém) também são colaboradores do CTDA.

Principais Áreas de Interesse:

• Ciências Biológicas;
  • Ciência Animal;
  • Física de Partículas;
  • Caracterização e Modelagem de Materiais;
  • Informática na Educação;
  • Metodologias para o Ensino;
  • Inteligência Computacional e Sistemas Embarcados;
  • Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos;
  • Sistemas de Energia;
  • Eficiência Energética;
  • Telecomunicações.

Datas importantes:

Submissão de trabalhos: de 09/08/2021 até 01/10/2021

Avaliações parciais: de 01/10/2021 até 20/10/2021

Visualização dos resultados das avaliações: 21/10/2021

Participantes:

Prof. Dr João Victor Costa Carmona (FACEEL - IGE - UNIFESSPA) - Coordenador Geral do Evento; Prof. Dr. Diorge de Souza Lima (FACEEL/IGE); Prof. Dr Elton Rafael Alves (FACEEL/IGE); Profa. Dra. Caroline Nebo (Zootecnia /IETU); Profa. Dra. Rejane dos Santos Sousa (Medicina Veterinária /IETU); Prof. Dr. Daniel Clemente Vieira Rêgo da Silva (Curso de Ciências Naturais/FAQUIM/ICE); Profa. Dra Zenaide Carvalho da Silva (FACEEL/IGE); Prof. Dr. Alex de Souza Vieira (FACEEL/IGE).