ESPORTE

Estudante atleta ganha medalha de ouro e duas de prata na competição nacional das Paralimpíadas Universitárias 2021

• Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 17h51
  • Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 09h43

O evento aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de setembro, em São Paulo.

O estudante do curso de história da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Ademar Alves dos Santos, de 54 anos, participou da competição nacional das Paralimpíadas Universitárias 2021. O atleta que possui deficiência visual ganhou três medalhas na modalidade esportiva natação, sendo uma medalha de ouro, na competição 100 metros peito; uma medalha de prata, nos 100 metros livre e outra de prata, nos 50 metros livre.

Atleta_paralimpico.jpeg

Ademar, que competiu representando a Unifesspa, afirma que a sensação de ter ganhado essas medalhas é de dever cumprido. “Por conta da pandemia ficamos mais de um ano parados, sem treinar. Com um mês e pouco de treinamento conseguimos participar e ganhar. A sensação é de dever cumprido”, relata o atleta.

Sobre as Paralimpíadas Universitárias

As Paralimpíadas Universitárias buscam estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES).

Neste ano (2021) houve competições em sete modalidades esportivas: atletismo; tênis de mesa; judô; basquete em cadeira de rodas; bocha, natação e parabadminton, que reuniu 388 atletas de 24 estados e do Distrito Federal.