Nesta terça: Mesa-redonda sobre prevenção ao suicídio no contexto universitário marca o encerramento de Encontro de Saúde Mental

• Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 16h37
  • Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 16h37

Arte para o Youtube DAPSIA comunidade universitária e toda a sociedade podem acompanhar, amanhã (28), pelo canal da Unifesspa no Youtube, o último dia da programação do IV Encontro de Saúde Mental do Servidor e I Encontro Integrado DSQV/Progep e Dapsi/Proeg em alusão ao Setembro Amarelo. Com a mediação da psicóloga do Departamento de Apoio Psicossociopedagógico (Dapsi), Ana Paula Cruz de Deus, será realizada a mesa-redonda "Setembro amarelo na Unifesspa: reflexão e estratégias de prevenção ao suicídio no contexto universitário".

O momento contará com as contribuições de pesquisadores de diferentes instituições federais de ensino do pais. A professora Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo (UERJ) apresenta o tema "Suicídio: prevenção e posvenção em contexto escolar". Já a docente Ana Karina Silva Azevedo (UFRN) traz o tema "Discutindo suicídio: uma dor que pode ter morada na universidade" e completando a mesa, a professora Jeane Saskya Campos Tavares (UFRB) reforça o debate sobre “Setembro Amarelo: Suicídio e Prevenção”.

A transmissão acontece a partir das 15h, aberta a toda a comunidade. Para assistir ao vivo, clique aqui.

Perfil das palestrantes

Ana Karina Silva Azevedo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora colaboradora do PPGPSI-UFRN. É Vice-Coordenadora do Grupo de estudos Subjetividade e Desenvolvimento Humano - GESDH/UFRN/CNPQ. Membro do GT - Psicologia & Fenomenologia - ANPEPP. Tem desenvolvidos projetos de extensão e pesquisa em torno da temática do suicídio

Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo

Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo (CRP 05/2834). Pro-cientista, Professora Associada do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista Produtividade do CNPQ. Cientista do Nosso Estado. Coordenadora do Programa de Extensão UERJ pela vida e do projeto de extensão: Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia da Existência. Desenvolve estudos e pesquisas na temática sobre suicídio e luto. Autora e Organizadora de livros na perspectiva Fenomenológico-Existencial.

Jeane Tavares

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Saúde Comunitária e doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA).  Docente Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotada no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB).  Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia CDH-CFP). Membro colaborativo do GT de saúde da pop negra da Sociedade Brasileira de Medicina de família e Comunidade (SBMFC).