Com intervenções artístico-culturais, "Rodamundo Amazônia" vai debater a floresta, seus povos e sustentabilidade

• Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 16h30
  • Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 11h36

POSTRODAMUNDOAmazonia“Roda Mundo” é uma agenda de ações de extensão em cultura que busca possibilitar o acesso da comunidade aos produtos das expressões artística e cultural da região e estimular a interação dialógica entre os diversos agentes culturais.  Constitui-se ainda como uma oportunidade dos artistas da região de divulgar o seu trabalho a um público amplo, trocar experiências, além de possibilitar a iniciação e formação de novos talentos e contribuir com a fruição artística no ambiente acadêmico e em outros setores da sociedade, contribuindo com a formação de público para prestigiar as expressões da cultura local.

Desenvolvido pela Coordenadoria de Cultura – DEXT/PROEX Unifesspa, Rodamundo é um espaço de visibilidade para a produção cultural e artística da região Sul e Sudeste do Pará e para seus respectivos diálogos, reflexões e debates. Disponibilizado de forma gratuita e acessível que tem como compromisso principal reconhecer, valorizar e divulgar a produção de artistas locais e regionais e estimular o convívio social por meio da arte e da cultura, através de programação nas diversas linguagens, de modo a formar novos públicos e possibilitando a valorização da cultura local.

Em tempos de pandemia e isolamento social físico, em 2021 o projeto se efetiva com eventos, realizados de forma virtual, mobilizando a comunidade acadêmica e de outros setores da sociedade em torno de debates, reflexões e apresentações culturais ao vivo e gravadas produzidas em parceria com movimentos culturais, artistas e fazedores de cultura e transmitidas pelo canal da PROEX Unifesspa na plataforma YouTube.

Até o mês de setembro foram realizadas quatro edições do Rodamundo, abordando temas como: Mulher, em alusão ao dia internacional da mulher; Universidade em Ação, por ocasião do Seminário de Extensão e Assuntos Estudantis; Visibilidade LGBTQIA+, em virtude do dia internacional do orgulho gay; e Calourada, celebrando o acolhimento dos novos discentes da Unifesspa.

Entre os dias 06 e 08 de outubro será realizado o Rodamundo Amazônia, ocasião em que serão debatidos temas referentes à Amazônia em diversos aspectos, desde as questões relativas às dinâmicas da floresta em si, com as comunidades que dela e nela vivem, até as ameaças à floresta e aos seus povos impostas pelo capital. Uma das atividades confirmadas é a exibição do filme Amazônia S/A (Brasil, 2015), por 24 (vinte e quatro) horas na plataforma de streaming www.cinefront.org e a participação do diretor do filme Estêvão Ciavatta em sessão debate da qual participarão ainda o sociólogo Angelo Madson, indígena Tupinambá, e o professor da FECAMPO Unifesspa Evandro Medeiros. O evento contará ainda com a socialização de experiências sustentáveis de reprodução da vida com a floresta em pé, nas perspectivas indígena e camponesa e com intervenções artístico-culturais de diversos/as artistas, Lariza, Clauber Martins, Pirucaba Jazz e Gabriela Silva.

Acompanhe a programação detalhada na página da PROEX Unifesspa <www.proex.unifesspa.edu.br> e nas redes sociais. De participação livre, o evento emitirá certificados àqueles/as que realizarem inscrições no sistema sigeventos no link <http://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/RODAMUNDOAMAZONIA202>

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

RODAMUNDO AMAZÔNIA, DE 06 a 08/10/2021

06 de outubro

17h  – Abertura: Cultura popular na Amazônia - Bate papo sobre o filme 'Sabiá: canto de um povo fundo'

Convidada: Lariza – Cantora e compositora

Mediação: Claudiana Guido – C.Cult/DEXT PROEX Unifesspa

18h  -  Roda de conversa 1: O papel da memória  para as lutas e resistências indígenas na Amazônia

Convidados/as:
Concita Sompré - Liderança indígena feminina do Povo Gavião Kyikatêjê, Presidenta dos articuladores da FEEPIPA

Kryt Gavião;

Rosani Fernandes - Kaingang, educadora, antropóloga e militante em Direitos Indígenas.

Mediação: Jerônimo Silva – FECAMPO/NUADE Unifesspa

Apresentação artística:
Trecho do filme Akrãtikatêjê e os Cantos Gavião (2017)

07 de outubro

16h - Roda de conversa 2: A reprodução da vida com a floresta: as experiências de agricultoras do PDS Porto Seguro e Praia Alta Piranheira

Convidados:
Claudenir

Iracy Almeida – Presidente da Associação de Agricultores do PDS Porto Seguro

Ivanilde – Agricultora do PDS Porto Seguro

Suena Nascimento - Presidenta do GTAE, militante, pedagoga, licenciada em práticas pedagógicas da Educação do Campo/UFPA.

Mediação: Rodrigo Muniz – FECAMPO Unifesspa

Apresentações artísticas:

Contação de história por Gabriela Silva

Ventania, por Clauber Martins e Nilson Chaves

08 de outubro

20h. Sessão Debate Rodamundo Cinefront - Amazônia S.A.: a mercantilização da Amazônia e a resistência dos povos

Convidados:
Angelo Madson – Produtor do Instituto Idade Mídia

Estevão Ciavatta – Cineasta, diretor do filme “Amazônia S/A”

Mediação:
Evandro Medeiros – Cineasta, docente da FECAMPO Unifesspa