22 vagas: Mestrado Acadêmico em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia abre seleção para turma 2022
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), lança Edital para a abertura de inscrições visando à seleção de candidatos (as) para a 11a turma do curso de Mestrado Acadêmico em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, com ingresso em 2022.
Acesse o edital completo aqui!
Serão ofertadas vinte e uma (21) vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa, sendo doze (12) vagas referentes à linha “Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia” e nove (09) vagas referentes à linha “Produção discursiva e dinâmicas socioterritoriais”.
Do total de vagas acima referidas, 4 (quatro) vagas serão destinadas às cotas: uma (1) para pessoa com deficiência (PcD), uma (1) à demanda de servidores/as da Unifesspa – técnicos/as e/ou docentes, uma (1) para quilombolas e/ou pretos/as, uma (1) para indígenas e uma (1) vaga para pessoa trans (travestis, transexuais ou transgênero).
As inscrições serão realizadas apenas através do envio de formulários e documentos ao e-mail específico do processo seletivo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O e-mail deverá ser intitulado “Solicita Inscrição à Seleção do PDTSA 2022”. Deverão ser anexados ao e-mail, em formato (.pdf), a documentação exigida em edital. As inscrições vão de 1º de outubro a 1º de novembro de 2021 e são gratuitas.
A seleção dos candidatos ocorrerá por cinco etapas: Homologação das inscrições, avaliação do Projeto de Pesquisa e Entrevista, de caráter eliminatório; e Análise do Currículo e Prova de proficiência, de caráter classificatório. O início do curso está previsto para o mês de março de 2022.
Sobre o programa - O PDTSA tem como objeto de investigação a dinâmica das relações sociais e problemas ambientais na Amazônia, e mais especificamente na Região Sul e Sudeste do Pará, no contexto da expansão do capital, procurando compreender esta dinâmica através dos grandes projetos, das conformações do trabalho, das políticas públicas locais, da cultura, da educação, dos discursos que são produzidos e circulam nessas diferentes esferas de atuação da sociedade.
Para conhecer mais sobre o PDTSA, acesse: https://pdtsa.unifesspa.edu.br/
Redes Sociais