Abertura do VI Encontro de Pós-Graduação destaca a importância da ciência, tecnologia e pesquisa na pandemia

• Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 15h22
  • Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 10h00

abertura epg 2021Entre os dias 4 e 8 de outubro, o canal oficial da Unifesspa no youtube transmite o VI Encontro de Pós-Graduação da Unifesspa. Organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), este ano o evento apresenta como tema geral “Ciência como ferramenta de resistência, desenvolvimento econômico e social”, sendo este um espaço de socialização das pesquisas desenvolvidas por discentes, servidores e demais pesquisadores da Unifesspa e outras instituições de ensino.

Acesse aqui a programação completa do EPG 2021!

O encontro prioriza resultados de pesquisas de cursos de especialização, mestrado, doutorado e egressos, e tem a colaboração de coordenadores de cursos de pós-graduação e participantes do Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS). Na manhã desta segunda-feira (4), participaram da mesa de abertura pró-reitor de ensino, prof. Denilson Costa, a pró-reitoria de pós-graduação, profa. Gilmara Lima e o diretor de pós-graduação da Unifesspa, prof. Francisco Adriano. A sessão foi mediada pela servidora da Propit, Gildene Gonçalves.

Em seu pronunciamento, o prof. Francisco fez agradecimentos a todos que contribuíram para a organização do evento e a todos que submeteram seus trabalhos. Por sua vez, Denilson Costa ressaltou a importância da ciência para a universidade e para o país. Já a pró-reitora Gilmara Lima falou sobre a importância do encontro.

“Esse evento da pós-graduação também é uma conquista, não só para os alunos e professores, mas também para nós da Administração Superior”, afirmou. A professora reforçou, ainda, que a Unifesspa tem mais de 300 alunos de pós-graduação, que estão abertas inscrições para mais de 100 vagas em cursos de mestrado, incluindo as oportunidades de bolsas para os alunos.

palestra edilza epgEm seguida, uma palestra com o tema “A importância da ciência e da tecnologia e do sistema de pós-graduação em um país pandêmico” foi ministrada pela profa. Dra. Edilza Joana Oliveira Fontes (UFPA), com a mediação do prof. Bruno Silva, coordenador do programa de pós-graduação de História da Unifesspa. Edilza iniciou fazendo um paralelo entre o passado e o futuro a respeito do negacionismo da ciência, e mostrou como reviver o passado é um absurdo.

A professora falou, ainda, sobre a importância das universidades para a sociedade, como promotora da ciência e informação e como formadora dos profissionais ativos que lutam pela ciência.  Aproveitou também para ressaltar o papel e a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós precisamos, cada vez mais, aprofundar o entendimento que a sociedade brasileira tem do que as universidades brasileiras fazem, do que nós entendemos como ciência e de como essa ciência deve estar vinculada para resolver problemas da sociedade. É necessário aprofundar o diálogo com a sociedade, porque uma coisa ficou muito clara nesse mundo pandêmico: o que nos salva é a crença, a fé que a sociedade depositou em nós e no nosso sistema de saúde”. Ao fim, o público que acompanhava a live enviou perguntas que foram respondidas pela convidada.

Assista a palestra na íntegra.