Unifesspa oferece apoio a aluno com deficiência intelectual e múltipla, por meio do Naia

• Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 17h13
  • Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 18h16

Atualmente a Unifesspa possui registrado um caso de aluno que precisa de acompanhamento especial, por conta de deficiência intelectual e múltipla. O acadêmico, que é do curso de ciências naturais, recebe atendimento especializado, isto é, apoio direcionado as suas respectivas necessidades. O trabalho é desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Unifesspa (Naia), por meio do Programa de Apoio a Discentes com Deficiência.

O programa presta apoio à discentes com deficiência na sala de aula atuando como ledor e escriba/transcritor, atua em qualquer espaço da universidade e/ou atividade indicada pelo professor que se faz necessário a presença do apoiador. Segundo o Naia, o apoiador auxilia o discente com serviços de acessibilidade. Além disso, conta com o programa de tutoria direcionada, que disponibiliza um aluno/bolsista do mesmo curso para auxiliar o aluno com deficiência em disciplinas específicas, que o discente com deficiência esteja enfrentando desafios em seu percurso acadêmico.

Desafios de pessoas deficiência intelectual e múltipla

De acordo com o Naia, os principais desafios das pessoas com deficiência intelectual múltipla estão relacionados à comunidade universitária como um todo, explica a Lúcia Cristina Santos, coordenadora do Naia. “Barreira atitudinal, práticas capacitistas que decorrem muitas vezes da falta de informação, na compreensão de que as deficiências, quer seja intelectual e múltiplas, não são doenças, não estão associadas à incapacidade limitante. Todos podem aprender e se desenvolver, desde que as barreiras pedagógicas, na comunicação e informação, na arquitetura da universidade, barreiras de natureza física, tecnológicas, instrumental, programática e atitudinais, sejam suprimidas”, explica.

Para os discentes com deficiência múltipla, o desafio é ter o conjunto de suas necessidades educacionais específicas atendidas. Todas as condições de acessibilidade e adequações no currículo e tempos acadêmicos precisam ser asseguradas. É questão de direito.

Sobre o Núcleo de Acessibilidade (Naia)

O Naia é um espaço de atendimento pedagógico especializado em educação especial que presta assessoria e apoios especializados a setores da Unifesspa, na área dos princípios inclusivos, direitos e acessibilidade. O público do Naia são servidores e alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e superdotados matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição.

Naia

O Núcleo oferta serviços em educação especial: produção de materiais didáticos acessíveis, acessibilidade na comunicação e informação, ensino do uso de tecnologias assistiva/TA, disponibilização de recursos e equipamentos, serviços de tradução e interpretação em Libras, audiodescrição e serviços de apoio aos discente diretamente nas aulas, além de oferta de recursos financeiros para a compra de material pedagógico e de Tecnologia Assistiva que ajude os alunos com deficiência na sua permanência e conclusão dos seus cursos. A verba para essas ações é proveniente do PNAEs.

Trabalho de inclusão dentro e fora da Unifesspa

Os programas desenvolvidos no naia atendem exclusivamente aos discentes matriculados na Unifesspa. No entendo, O Núcleo tem o Departamento de Formação Inclusiva que atende as solicitações da comunidade interna e externa (empresas, escolas de ensino básico públicas e privadas). As formações são no formato de palestras, roda de conversas e oficinas.

O núcleo realiza o Congresso Paraense de Educação Especial, evento bianual que tem como objetivo ser um espaço de diálogos sobre educação especial/inclusiva e temas afins no Pará e no Brasil por profissionais /pesquisadores da pós-graduação, graduação e educação básica.Projeto de Alfabetização em Libas NaiaAlém disso, o Núcleo desenvolve o Projeto PIBEX de Práticas Extensionista para a Inclusão de pessoas surdas e Formação de Professores Inclusivos no Sudeste Paraense. Em parceria com a pesquisadora Lucélia Cardoso Cavalcante, desenvolve projetos de Ensino e Iniciação científica nos quais realiza pesquisas articuladas com programas de Mestrado.