GMELLS: Grupo de Estudos da Fecampo realiza minicurso que abordará literaturas, histórias e mulheres amazônicas
O Grupo de Estudos Mulheres, Emancipações e Literaturas (Gmells/CNPq) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) divulga o quarto minicurso do projeto de extensão intitulado “Literaturas de mulheres, práticas de leitura e formação de professores”, coordenado pelas professoras Edimara Ferreira Santos e Ailce Margarida Alves Negreiros, ambas docentes lotadas na Faculdade de Educação do Campo (Fecampo).
O minicurso se propõe a fazer um passeio histórico, pensando o lugar e a naturalização das mulheres amazônicas, sobretudo, as racializadas, portanto, de origem negra e indígena na arte literária. Pensar e debater a maneira como essas mulheres transitam na literatura produzida na e sobre a Amazônia ao longo do tempo, nas narrativas normalmente produzidas por diferentes outros, escritores e escritoras homens e mulheres, brancos e brancas, e também homens negros, fazendo paralelo entre essas diferentes narrativas com a possibilidade da difusão de suas próprias construções literárias. Uma conversa sobre histórias, literaturas e questões raciais na Amazônia. Assim o minicurso tem o objetivo de fazer uma introdução na história da literatura, partindo de uma visão crítica da produção literária, considerando-a como arte, mas também como fonte que pode dizer muito da própria formação do pensamento social brasileiro e amazônico.
O minicurso será transmitido pelo link da plataforma Google Meet, a ser divulgado oportunamente apenas para os/as inscritos/as nas vagas disponíveis. O período de inscrições se encerrará hoje, 19 de outubro. As vagas a serão preenchidas por ordem de inscrição: 60 vagas (educadores/educadoras da rede pública da região Sul e Sudeste do Pará) e 30 vagas (educadores/educadoras de outras regiões brasileiras). Os encontros ocorrerão no dia 20 (quarta-feira) e 22 (sexta-feira) de outubro de 2021, das 18h às 20h. Para realizar a sua inscrição, será necessário fazer o preenchimento do formulário no link: https://bit.ly/3vuiNrr.
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