Curso de extensão vai ensinar alunos e professores a criar jogos pedagógicos com abordagens geográficas
Apoiar e incentivar a construção de jogos pedagógicos com abordagens geográficas. É com esse objetivo que o Laboratório de Extensão e Pesquisa em Educação Geográfica (LPEG), vinculado ao curso de Licenciatura em Geografia da Unifesspa em Xinguara, oferta o curso de extensão “Jogos Geográficos: do conceito à criação”. A ação é coordenada e desenvolvida pela professora Thiara Breda.
Voltado especialmente para professores e alunos de geografia e pedagogia, o curso é gratuito e ocorrerá no formato virtual, de 25 de outubro a 8 de dezembro, num total 40 horas. A carga horária contempla atividades assíncronas/individuais e também encontros coletivos síncronos, nos dias 10 e 24 de novembro e 8 de dezembro deste ano. Haverá certificação aos participantes.
As inscrições para participação serão aceitas de 18 a 22 de outubro, pelo SIGEventos, com vagas limitadas. Um tutorial com instruções para realizar inscrições foi disponibilizado e pode ser acessado aqui. É necessário que os/as participantes tenham instalados/as nos seus computadores os programas gratuitos Google Earth (https://www.google.com/intl/pt-BR/earth/versions/) e Inkscape (https://inkscape.org/pt-br/).
Ementa: O curso de extensão traz propostas de jogos para o ensino de Geografia confeccionados com materiais de baixo custo, em programas computacionais gratuitos tendo como base mapas e imagens de sensoriamento remoto. Estes materiais incluem: quebra-cabeças, jogos da memória, jogos de tabuleiros, dominós, e caças ao tesouro, todos disponíveis para download em https://jogos-geograficos.blogspot.com/.
Os jogos apresentados trabalham com alguns dos princípios do Raciocínio Geográfico. Alguns jogos, como o caça ao tesouro, mobilizam o pensamento espacial e informações geográficas na medida em que os jogadores precisam compreender a posição de um objeto ou fenômeno. Essa localização é estimulada tanto em termos absolutos, como uma coordenada geográfica, como a relativa, com informações topológicas.
Já outros jogos, como os dominós, desenvolvem o pensamento espacial ao trabalhar com diferentes escalas e perspectivas, mobilizando princípios como a analogia e/ou a diferenciação. O grau de complexidade das questões geográficas e o próprio pensamento espacial variam de acordo com o tipo de jogo.
Para mais informações, acesse: https://jogos-geograficos.blogspot.com/ ou https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/jogosgeograficos.
Redes Sociais